terça-feira, 28 de março de 2017

PARECERES

PARECERES
PARECERES Relatório Individual DO ALUNO


Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor, não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Concentração e atenção às explicações em sala de aula:O aluno é participativo.O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.O aluno participa somente quando é solicitado.O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção:O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor seja  eles no caderno ou na apostila.O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:Relaciona-se bem com todos os colegas.

Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.

O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.
Quanto à disciplina:O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço:O aluno não necessita de reforço paralelo.O aluno necessita de reforço e comparece a todos.O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:O aluno realiza a lição de casa com capricho.O aluno realiza a lição de casa sem capricho.O aluno não realiza a lição de casa.O aluno traz todos os materiais necessários.O aluno esquece o material escolar.
Quanto à Leitura:O aluno lê com fluência e entonação adequados.O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.

O aluno não lê.
Quanto ao uso de óculos:O aluno não usa óculos.O aluno usa óculos normalmente.O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.
Em relação à assiduidade do aluno:falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.Em relação a seus materiais:organiza com ajuda das professoras e inspetora.organiza com total independência.não consegue se organizar.esquece frequentemente materiais na sala.perde frequentemente materiais na sala.
Em relação aos responsáveis:- necessitam de atenção especiais.- são participativos.- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.- não são participativos e pouco comparecem às atividades.

1ª Avaliação Descritiva 
Estes são alguns tópicos que poderão ser aproveitados para a realização das avaliações descritivas. Você poderá aproveitá-los na integra, ou acrescentando e alterando palavras, conforme cada aluno.As avaliações podem ter a mesma estrutura para todos os alunos, sendo que as alterações devem acontecer de acordo com o nível de cada um.Começar sempre com os elogios, procurando lembrar primeiro os aspectos positivos da criança. Não há necessidade de ordem por disciplina, porém todas deverão ser abordadas mesmo que com pequenos textos, que descrevam o desempenho do aluno.Abaixo você tem alguns parágrafos retirados de avaliações anteriores e que poderão ser aproveitados encaixando nas partes da avaliação que melhor couber. Emende, costure, recorte, cole, crie, copie. Junte com suas palavras, mude, troque de lugar, altere da maneira que achar mais conveniente.

Lembre-se, são apenas sugestões e você não tem obrigação de usá-las, porém todas as disciplinas deverão ser abordadas para que a avaliação fique bem completa.
1º parágrafo: Começar sempre com os aspectos positivos do aluno:
- Sua adaptação ao novo grupo ocorreu tranqüilamente. Não demonstrou nenhuma dificuldade em interagir, apresentando-se aos colegas com facilidade, característica de uma criança segura e confiante.- No início demonstrou certa disputa com alguns amigos, normal da idade, porém, após conversa e intervenção da mãe e professora superou tornando-se bastante sociável, fazendo trocas constantes de amizades.- Sente-se insegura em determinadas atividades, porém após receber incentivos e elogios da professora, consegue executá-las, alegrando-se e percebendo o quanto é capaz;- Tem curiosidade pela letra cursiva, demonstrando alegria a cada palavra escrita;

- É um aluno capaz, participando com entusiasmo e responsabilidade de todas as atividades propostas pela escola- Sua adaptação ao novo grupo ocorreu tranqüilamente. Não demonstrou dificuldade em interagir, apresentando-se aos novos amigos com espontaneidade, característica de uma criança segura e confiante.- é alegre e inteligente. - Sabe ser companheira, amiga e cativante, sem fazer distinção entre os colegas. Está sempre disposta a ajudar.- é uma criança calma e carinhosa. Está sempre disposto a ajudar quando é solicitado.- Participa com entusiasmo, expondo suas idéias com clareza e questionando sempre que se faz necessário.- Demonstra ser responsável e sempre tem suas tarefas em dia.- Expressa de forma clara e direta o que aprendeu e/ou entendeu do que lhe foi passado. - Demonstra interesse nos temas abordados, participa questionando e expondo sua opinião de forma sempre coerente com o que está sendo passado e tem suas tarefas em dia.
- Realiza todos os seus trabalhos com capricho e dedicação- Gosta de ser desafiado, pois te confiança em sua capacidade. É prestativo e está sempre disposto a ajudar. Não faz distinção entre os colegas, tratando todos com respeito e consideração. - Demonstra ser responsável e sempre tem suas tarefas em dia. - Realiza seus trabalhos com entusiasmo e capricho.

- É um aluno tímido, mas, carismático e aceita sempre todas as atividades propostas, porém, em alguns momentos, apresenta-se um pouco disperso.- Consegue respeitar as ideias do grupo, mas, também defende as suas com determinação. - Possui temperamento calmo, demonstrando concentração e atenção durante as atividades.- É extremamente caprichosa e organizada tendo sempre seus trabalhos e tarefas em dia.- Está de parabéns, tanto no comportamento quanto na aprendizagem. - Sabe ser companheira, amiga, responsável e amável com todos que a rodeiam. Entrega suas tarefas em dia e com muito capricho.- Realiza tudo que lhe é proposto com sucesso e dedicação.- Respeita seus colegas e sabe quando é preciso levar o estudo a sério.- É uma aluna comunicativa, alegre, companheira, tem um grande espírito de liderança e consegue expor e realizar suas ideias entre o grupo.- É um aluno esforçado, alegre e carinhoso. Participa de todas as atividades com entusiasmo, encontrando dificuldades em executá-las devido seus limites, porém está sempre disposto a receber auxilio e intervenção da professora e dos amigos.- É comunicativa, alegre, companheira e dedicada. Gosta de ser desafiada e sempre participa de tudo que lhe é proposto.- Tem consciência de suas dificuldades e não mede esforços para superar sua insegurança e ansiedade. - É prestativa e está sempre disposta a ajudar.- Quando possui dúvidas, pergunta sem receio- Está de parabéns, tanto no comportamento quanto na aprendizagem. - Respeita as idéias do grupo e sabe defender as suas com garra e determinação.-É responsável na realização de suas tarefas e quando tem dúvidas, pergunta sem receio. Adora auxiliar os amigos.- Seu progresso durante esse primeiro bimestre foi muito grande, pois venceu bravamente suas dificuldades na escrita. - é um aluno comunicativo, alegre, companheiro e dedicado. Gosta de ser desafiado e sempre participa de tudo o que lhe é proposto.- É responsável e sempre tem suas tarefas em dia.- Possui temperamento calmo, demonstrando concentração e atenção durante as atividades.- É um aluno alegre, carismático e aceita sempre com alegria todas as atividades propostas, porém, em alguns momentos, apresenta-se um pouco disperso.- Sabe ser crítico quanto a opinião dos colegas, mas também sabe respeitá-las.
2º Parágrafo: falar sobre o aprendizado na leitura e escrita
- Reconhece os números, quantidades, cores e letras. Já consegue escrever em letra cursiva;- Quando faz as tentativas de escrita, coloca as vogais corretamente.

- Consegue formar palavras com alfabeto móvel- Reconhece todo o alfabeto, o que é muito importante no processo de aquisição da leitura e escrita- Interessa-se por escrita cursiva, já iniciando a tentativa de escrita- Consegue escrever palavras formando sílabas iniciando a tentativa de leitura- Nas atividades de linguagem oral, relata história coerentemente e em seqüência lógica, mostrando-se criativo.-Relata histórias e contos algumas vezes com certa veracidade, constrói frases e textos de maneira coerente, sendo capaz de corrigir seus próprios erros quando questionada.- Consegue interpretar os textos com facilidade e expressar o que ouviu, leu e aprendeu.
- Apesar de apresentar algumas dificuldades na leitura e elaboração de textos, teve um crescimento significativo durante este bimestre- Lê com facilidade, cria e interpreta histórias fazendo uso de um bom vocabulário com ideias claras e coerentes. - Expressa de forma clara e direta o que aprendeu e/ou entendeu do que lhe foi passado. - Lê com clareza e conta histórias com seqncia lógica, porém, quando tem que registrar suas ideias criando frases e textos encontra dificuldade em combinar as palavras. - Nas interpretações às vezes, precisa de ajuda da professora ou colegas para responder as perguntas e elaborar as respostas escritas.- Em língua portuguesa tem boa leitura, interpreta muito bem o que lê, consegue reproduzir com segurança textos diferenciados. Interpreta e expõe suas idéias com facilidade, clareza e coerência. - Consegue perceber seus erros quando questionado, corrigindo-os.- Seus erros ortográficos acontecem devido a falta de atenção e concentração na hora da escrita, mas consegue perceber os mesmos quando questionada, corrigindo-os.- Gosta de ler e interpretar; sua dificuldade é na hora de transcrever suas idéias para o papel, necessitando de ajuda.- Identifica e escreve de forma legível todas as letras do alfabeto, seu nome , palavras trabalhadas e também consegue formar frases.- Tem ótima leitura, cria histórias fazendo uso de um bom vocabulário.- Apresenta idéias claras e coerentes.- constrói frases e textos de maneira coerente, sendo capaz de corrigir seus próprios erros quando questionada.- Consegue interpretar os textos, algumas vezes, depende de dicas dadas pela professora. - Consegue expressar o que ouviu, leu e aprendeu.
- Consegue perceber seus erros e corrigí- los. - Oralmente Interpreta textos facilmente tendo um pouco de dificuldade na elaboração das respostas escritas.- Tem boa ortografia, porém, em determinados momentos, falta coerência em suas expressões textuais.- No estudo da Língua Portuguesa, lê com dificuldade e conta histórias com sequência lógica, porém, quando tem que registrar suas idéias criando frases e textos encontra dificuldade em combinar as palavras. - Nas interpretações precisa de ajuda da professora ou colegas para responder as perguntas e elaborar as respostas escritas.- Em Língua Portuguesa, tem boa leitura, uma ótima escrita, quando apresenta erros e é questionada pela professora consegue identificá-los, corrigindo-os imediatamente.- Por apresentar dificuldades em gravar o que leu, percebo que já procura ler novamente para compreender o significado. Fico feliz, pois quanto a isto, os avanços são notáveis e progressivos- Em Língua Portuguesa, tem uma boa leitura, interpreta muito bem o que leu, consegue reproduzir com segurança qualquer texto.- Nos estudos da Língua Portuguesa, lê e relata histórias, tem seqüência lógica, constrói frases e pequenos textos.- Sabe retirar sozinha, informações de um texto e explicar com suas palavras o que leu, ouviu, estudou, pesquisou e/ou aprendeu.- Em determinados momentos, necessita de estímulos da professora para prosseguir em suas atividades de escrita, mas aos poucos tem demonstrado melhoras significativas.
3º matemática Exemplo 
- Reconhece os numerais até aqui trabalhados e suas quantidades, sabendo organizá-los em ordem crescente e decrescente.- Reconhece cores, figuras geométricas, números ( 0 à 20 ) e quantidades;- Apresentou uma confusão no reconhecimento dos numerais, com o auxílio dos pais sempre presentes e da professora, superou essa barreira reconhecendo-os e suas respectivas quantidades (0 à 20 )- Começa a distinguir esquerda e direita.- Começa a identificar sua lateralidade diferenciando a direita da esquerda;é um aluno comunicativo, alegre e tem uma postura de liderança bastante forte, o que exigiu logo no início do ano, intervenções constantes em suas relações com os colegas e professora. Não concordar com suas idéias, faz com que perca a paciência, agredindo fisicamente os amigos, querendo se impor pela força. Sempre com muita paciência e firmeza no falar, conversamos explicando que tal comportamento não é necessário. Percebe-se que a falta de limites faz com que nosso amigo faça apenas o que lhe convém
- Realiza cálculos facilmente e interpreta problemas, porém, devido a sua falta de atenção, precisa geralmente de dicas da professora para resolvê-los- Realiza cálculos com certa facilidade e adora superar desafios. - Interpreta problemas com auxílio da professora.- Realiza problemas com certa dificuldade, necessitando de constante intervenção da professora para resolvê-los. Tem interesse e se esforça para assimilar novos conteúdos.- Nas atividades de matemática, realiza cálculos com facilidade, superando desafios, interpretando problemas e aceitando novas propostas.- Destaca-se em matemática, pois tem um cálculo mental muito bom com facilidade na compreensão dos problemas. - Nas aulas de matemática tem dificuldade em realizar algumas atividades, mas, com muito interesse pergunta, questiona esclarecendo assim suas dúvidas. - Gosta de superar desafios, interpretando problemas e lançando propostas.- Precisa de auxilio para resolver alguns cálculos matemáticos, sendo que sempre se esforça o máximo e consegue bons resultados.
Outras disciplinas
- Nas demais disciplinas demonstra interesse, participando de todos os temas abordados , questionando, sugerindo e expondo suas idéias e conhecimentos.- Nas disciplinas de ciências, história, geografia e ética e cidadania participa ativamente de todas as atividades, conseguindo compreendê-las muito bem, apresentando sugestões bem criativas.- Nas demais disciplinas participa de tudo com entusiasmo, contribuindo dentro de seus limites para que os objetivos sejam alcançados.- Nas aulas de artes, realiza seu trabalho com determinação e capricho, se apegando aos detalhes e demonstrando prazer nesse tipo de atividade.- Nas aulas de Artes realiza as atividades com prazer e dedicação demonstrando um pouco de dificuldade quando faz uso de tintas e pincéis.- Nas aulas de artes realiza seus trabalhos com entusiasmo e capricho, embora tenha algumas dificuldades em observar pequenos detalhes, principalmente quando faz o uso de pincéis.- Nas disciplinas de Ciências, Ética e Cidadania, História e Geografia participa com entusiasmo, expondo suas idéias com clareza e questionando sempre que se faz necessário- Nas disciplinas de Ciências, Ética e cidadania, História e Geografia, participa de forma interessada respondendo o que lhe é questionado sobre o tema, contando com dicas da professora e colegas.- Nas demais disciplinas, apresentou grande destaque, pois demonstrou realmente que entendeu, participando com alegria e entusiasmo de todas as atividades.

- Nas disciplinas de Ciências, História e geografia, teve grande revelação ao executar as atividades, apresentando sugestões bem criativas , relevantes.- Adora realizar trabalhos de artes, caprichando para que fique tudo bem feito.
- Nos trabalhos artísticos é detalhista, demonstrando sempre muito capricho e perfeccionismo.- Suas produções artísticas são sempre muito bem realizadas e é visível seu talento nesta área.- Pinta, desenha e realiza atividades de recorte e colagem com maior entusiasmo, obtendo avanços significativos na área artística. Suas produções estão gradativamente mais criativas e ricas em detalhes. 
Outros aspectos:
- Distrai-se facilmente, atrasando-se nas atividades e não desenvolvendo todo o seu potencial- Sua concentração dura em média 10 minutos, dificultando a expansão de todo o seu potencial;- Segura o lápis com firmeza e em atividades de recorte, respeita os limites demonstrando boa coordenação motora fina- Frequentemente encontra-se de pé ou caminhando durante o trabalho o que evidencia inquietude e precipitação em querer realizar atividades;
- Apesar de sua timidez, nas assembleias (momento em que sentamos em roda para discutir tarefas e atividades), respeita as ideias do grupo expondo sua opinião, somente quando solicitada. Participa de todas as atividades propostas com entusiasmo, empenhando-se em tudo o que faz.- Manuseia o lápis com firmeza, apresentando boa coordenação motora fina. Reconhece todo o alfabeto, o que é muito importante no processo de aquisição da leitura e escrita.- Em situações que apresenta insegurança espera o auxilio da professora, sendo encorajada a tentar fazer do seu jeitinho, pois é tentando que se aprende. - Possui bom relacionamento com a professora e colegas, porém, em alguns momentos é autoritária, demonstrando espírito de liderança.Nas assembléias, respeita as idéias do grupo, expondo sua opinião. Participa de todas as atividades propostas com entusiasmo, empenhando-se em tudo o que faz.- Tem firmeza no manuseio do lápis, apresentando boa coordenação motora fina. Reconhece todo o alfabeto, o que é muito importante no processo de aquisição da leitura e escrita.- Apresenta dificuldades em cumprir com seus compromissos de entrega de tarefas e trabalhos.

- Possui temperamento um pouco agitado o que às vezes, provoca falta de atenção e concentração durante as atividades.- Tem apresentado dificuldades significativas de atenção e concentração durante as explicações e realização das atividades o que poderá ocasionar problemas na aprendizagem de novos conteúdos.É uma aluna capaz, participando com entusiasmo e responsabilidade de todas as atividades propostas, porém a conversa e brincadeiras durante as aulas, têm atrapalhado e muito seu progresso. - Deixou de realizar algumas tarefas e demonstra certo desânimo e cansaço para participar ativamente das atividades propostas.- Possui letra legível, é organizado e caprichoso- Algumas vezes encontra dificuldade em apresentar seus trabalhos e tarefas. - Apresenta dificuldade em se comunicar, mostrando-se inibido perante o grupo. Dificilmente questiona sobre alguma dúvida, precisando de constante intervenção da professora, pois, se distrai facilmente durante a realização das atividades; as vezes não conseguindo terminá-las.- é uma criança comunicativa e alegre, mas às vezes um pouco insegura. - Demonstra ser responsável e sempre tem suas tarefas em dia.- Tem um elevado número de faltas, o que compromete a seqüência das atividades e acaba prejudicando em muito seu aprendizado.- é assíduo e pontual.
- é um aluno comunicativo, alegre e tem uma postura de liderança bastante forte, o que exigiu logo no início do ano, intervenções constantes em suas relações com os colegas e professora. Não concordar com suas idéias, faz com que perca a paciência, se negando a fazer as atividades. Sempre com muita paciência e firmeza no falar, conversamos explicando que tal comportamento não é necessário. Sempre que agimos com mais firmeza no falar, acaba cedendo e então, cumpre suas obrigações. Percebe-se que a falta de limites faz com que nosso amigo faça apenas o que lhe convém.
- Apesar de ser inteligente e com raciocínio rápido, deixa de fazer suas atividades e fica tentando desviar a atenção dos amigos para si, precisando sempre de cobranças da professora para retomar e terminar suas atividades.
- Realiza seus trabalhos com capricho e dedicação, tem opinião própria e muitas vezes desacata ordens, tentando provar que está certa, e tendo que ser chamada atenção pelos amigos e professora de que nem tudo poderá acontecer como ela quer.
- Apesar de ainda precisar de ajuda durante a leitura dos problemas de matemática, possui raciocínio rápido resolvendo com facilidade contas de adição e subtração.- Tem consciência de suas dificuldades e não mede esforços para superar sua insegurança e ansiedade.- Algumas vezes encontra dificuldade em realizar seus trabalhos, pois se distrai facilmente. - Expressa de forma clara e direta o que aprendeu e/ou entendeu do que lhe foi passado. - Algumas vezes encontra dificuldade em apresentar seus trabalhos e tarefas. - Apresenta dificuldade em se comunicar, mostrando-se inibido perante o grupo. Dificilmente questiona sobre alguma dúvida, precisando de constante intervenção da professora, pois, se distrai facilmente durante a realização das atividades; muitas vezes não conseguindo terminá-las.- Possui temperamento instável que se consolida no decorrer do dia ou da semana.- Respeita o amigo, sabe quanto é preciso levar o estudo a sério- Tem opinião própria e muitas vezes desacata ordens, tentando provar que está certa, e tendo que ser chamada atenção pelos amigos e professora de que nem tudo poderá acontecer como ela quer.- Algumas vezes se envolve em conflitos, sendo lembrado que o melhor caminho para resolver estas situações é o diálogo. - Em situações que apresenta insegurança espera o auxilio da professora, sendo encorajada a tentar fazer do seu jeitinho, pois é tentando que se aprende. - Quando se envolve em conflitos, procura resolvê-los com diálogo, porém às vezes ainda precisa de intervenção da professora.- Em atividades que sente insegurança espera o auxilio da professora, sendo encorajada a tentar fazer do seu jeitinho, pois é tentando que se aprende.- Algumas vezes se envolve em conflitos, precisando da intervenção da professora para lembrá-lo que o melhor caminho na resolução destas situações é o diálogo. - tem dificuldade no relacionamento com os amigos.

- Tem espírito de liderança e por isso, quando contrariado, reage com atitudes agressivas, precisando sempre da intervenção da professora para resolver pequenos conflitos.- distrai-se facilmente, conversando ou brincando enquanto discutimos outros assuntos.
- Às vezes, envolve-se em conflitos com seus colegas, respondendo com agressões físicas, sendo lembrado que conversar é a melhor solução e saber controlar seus impulsos é necessário.- sempre participa com sua opinião, sendo lembrado que as opiniões dos colegas também são importantes, e que, cada um tem sua vez de falar e todos terão a oportunidade.- Algumas vezes se envolve em conflitos com os colegas, resolvendo-os com diálogo e raramente necessita da intervenção da professora. - Precisa sempre de incentivos da professora para concluir outras atividades, que requerem maior concentração. - Se envolve constantemente em conflitos com seus colegas, respondendo com agressões físicas, sendo lembrado que conversar é a melhor solução e saber controlar seus impulsos é necessário.- Na pintura precisa de estímulos para respeitar os limites, bem como o capricho em sua letra. 
Encerrar com pequeno comentário:
- Sinto seu crescimento a cada dia, continue assim e você vai longe!- Seu carisma e esse seu jeitinho doce de ser me cativou. Sei que juntos conseguiremos superar todas as dificuldades. Conte comigo! Eu acredito em você!- Você é uma criança muito especial. Estou feliz por estarmos juntas. - Estou muito feliz em tê-la ao meu lado, pois, a cada dia é um aprendizado a mais para mim enquanto profissional.-Sei que teremos grandes progressos e alcançaremos muitas vitórias, pois seremos persistentes e você já é uma vitoriosa. Acredito muito no seu sucesso.- Estou muito satisfeita e orgulhosa em tê-la comigo, fazendo essa troca no aprender e ensinar com tanto sucesso. - Continue assim, inteligente esforçada, cativante meiga, espetacular! Com certeza seu sucesso será infinito!- É muito bom tê-lo como meu aluno. Você realmente faz a diferença- Continue assim, inteligente, esforçada, meiga, carinhosa pois seu sucesso está apenas começando.- Parabéns ........! Me orgulho em tê-lo como aluno, sabendo que posso colaborar nessa sua caminhada na estrada do saber e aprender.- Me orgulho de ver como você é determinada em busca da superação de suas dificuldades. - Você será uma vencedora! - Seu progresso me deixa muito feliz, Continue assim!

- Você é uma criança especial e abençoada. Estou feliz por estarmos juntas. - Seu carisma e esse seu jeitinho doce de ser nos contagia. Sei que juntos conseguiremos superar todas as dificuldades. - Conte comigo! Eu acredito em você!- Continue assim: inteligente, esforçado e cativante. Com certeza, você será um sucesso!- você brilhou nesse primeiro bimestre e seu progresso me deixa muito feliz. Sinto -me orgulhosa em tê-lo novamente como aluno. Juntos continuaremos descobrindo e fazendo maravilhas.
SÓCIO AFETIVO
Ø Ao contemplar o processo educativo vivido pelo aluno, pude observar que ................ manteve um bom relacionamento com a professora e os colegas.Ø Participa demonstrando interesse nos trabalhos individuais e coletivos.Ø O aluno colabora nas regras de convívio social auxiliando os colegas quando necessário;Ø Demonstra compreender a importância do respeito e solidariedade do grupo;Ø Apresentou uma grande quantidades de faltas no bimestre.Ø Demonstra iniciativa, autocrítica e capacidade para iniciar e manter contatos, participando do grupo e conseguindo ajustar-se a situação de conflito;Ø È uma aluna independente, raramente pede auxilio para concluir suas atividades, sendo cuidadosa com seu material, muito caprichosa com seu caderno e material.Ø È uma aluna assídua e participativa.Ø ................... continuou interagindo muito no grupo mostrando-se mais interessado e participativo nas realizações das atividades.Ø Possui consciência dos valores que estão presentes na sociedade, porem necessita de ajuda para desenvolver hábitos e atitudes. Ø Sua tarefa geralmente fica incompleta.
PORTUGUÊSØ Expressa-se com clareza e constrói argumentação .adquiriu autonomia nas atividades de interpretação de textos, respondendo as perguntas com coerência .Ø Produz textos contendo poucos erros ortográficos e identifica a idéia principal de um texto informativo. Tenta ler sem soletrar.
Ø Reconhece a função social da língua escrita. Reconhece grande parte das letras do alfabeto e para maioria já atribui valor sonoro ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não escreve de forma que se possa ler.
Ø Realiza melhor sua atividade em grupo, pois necessita de ajuda para realizar suas tarefas. Suas ilustrações são ricas em detalhes.Ø Consegue copiar do quadro e realizar suas atividades sem auxilio. Arrisca a escrita individual, mas ainda atribui valor de silabas a uma só letra.Ø Consegue recontar as historias e criar outro final.Ø Possui grande interesse pelo mundo que a cerca.Ø Discrimina sons em palavras, identificando sons iniciais e finais.Ø Aprendeu a contar historias conseguindo prever resultados e refazer o final da historia. Já realiza a leitura de textos com maior desenvoltura, percebendo a pronuncia das palavras, o ritmo e entonação.Ø Atribui sentido ao que escreve, ainda que não utilize a escrita convencional.Ø Encontra-se no inicio da fase silábica. Na leitura individual prefere livros de aventuras.Ø Lê e escreve com letras legível sua grafia é quase ortográfica, reconhece todos os fonemas mas às vezes confunde-se ao escrever o que é normal neste processo .Ø Necessita de um tempo maior para copiar do quadro e realizar suas tarefas.Ø Reconhece o próprio erro quando questionado, conseguindo escrever sozinha com poucos erros ortográficos, produz textos com coerênciaØ Observa e descreve situações, lê e escreve com letra legível,sua grafia é quase ortográfica e suas produções textuais apresentam maior clareza de ideias e criatividade.Ø Encontra-se na fase ortográfica, produz escrita alfabética compreensível mesmo contendo erros ortográficos.Ø Tem leitura fluente com compreensão.Ø Faz perfeitamente a relação fonema/grafema.Observa a escrita do adulto.Ø Produz textos com coerência, reconhecendo seus próprios erros quando questionada.Ø Em ralação a leitura e escrita, conseguiu avançar já compreendendo a função social de vários tipos de textos, tais como bilhetes,convites,receitas e histórias, contudo sua produção demonstra ainda precisar aprimorar sua leitura e escrita.Ø Expõe suas idéias de forma clara e percebe as diferenças entre texto escrito e outras formas de registros. Já realiza a leitura de textos com maior desenvoltura, percebendo a pronuncia das palavras, o ritmo e a entonação. Suas produções textuais apresentam maior clareza de idéias e criatividade.Ø Ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não escreve de forma que se possa ler.Ø Ainda apresenta dificuldades para reconhecer, ler e escrever palavras necessitando de ajuda para construir.Ø A aluna nomeia todas as letras do alfabeto, contudo na escrita ainda não estabelece relação entre letra-fonema.Ø O aluno nomeia todas as letras do alfabeto, na escrita utiliza uma letra para cada silaba oral, atribuindo valor sonoro.Ø O aluno nomeia todas as letras do alfabeto,apresenta escrita alfabética,lê algumas frases ainda que envolva dígrafos e encontro consonantais. Ø A aluna nomeia todas as letras do alfabeto, na escrita utiliza uma ou mais letras para cada silaba oral, atribuindo valor sonoro.Ø Sua leitura e escrita evoluíram significativamente e já questiona aspectos ortográficos da língua.Ø Suas produções textuais ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita, apresentando duvidas quanto a ortografia e a ortografia e a troca de fonemas. Lê com dificuldades buscando decodificar as palavras e frases.Ø Lê palavras simples com bastante dificuldade, pois ainda confunde letras e ainda tem dificuldades em relação a grafemos e fonema. reconhece grande parte das letras do alfabeto e para maioria já atribui valor sonoro. Ø Ainda continua no processo da construção da escrita, porem já iniciou o processo,arrisca a escrita individual, mas ainda atribui valor de silaba a uma só letra, ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não a escreve de forma que se possa ler.Ø Apresentou desenvolvimento significativo em relação ao período anterior. Sua leitura tornou-se mais fluente e clara, porem seus registros ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita.Ø Sua leitura tornou-se mais fluente e clara, porem seus registros ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita.Ø Ainda apresenta dificuldade para reconhecer, ler e escrever palavras, necessitando de ajuda para construí-las.MATEMÁTICA
Ø Realiza cálculos de adição e subtração sem auxilio do professor solucionando problemas do cotidiano e busca resolve-los.
Ø Realiza cálculos de adição , subtração e multiplicação , sem o auxilio do professor.Ø Classifica, seria e ordena objetos, compreende o sistema de numeração decimal e resolve situações problemas envolvendo adição e subtração simples.Ø Compreende os enunciados dos problemas e busca resolve-los.Ø Efetuou cálculos de adição e multiplicação com reservas de forma independente já aplicando o algoritmo para efetua-los. Compreende os enunciados dos problemas e busca resolve-los.
Ø Em matemática avançou significativamente, efetuando cálculos de multiplicação com reservas e adições simples compreendendo conceitos de algoritmos , empregando na resolução de problemas. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomia.
Ø Em matemática consegue realizar cálculos simples de adição e subtração. Conseguindo estabelecer relações e representando os numerais e suas quantidades.
Ø Utiliza adequadamente os símbolos de linguagem matemática, sendo capaz de realizar adições e subtrações com reservas e recursos. Identificou varias formas geométricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomiaØ Em matemática, realizou cálculos de adição e subtração. Ordenou, seriou e comparou os números, empregando com adequação os símbolos matemáticos apresentados. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomia. Identificou varias formas geométricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano.
CIÊNCIAS
Ø Reconhece diferentes partes de um vegetal e seu ciclo de vida.Ø Realizou pesquisas onde nomeou e classificou os vegetais. Aprendeu que existem ervas medicinais que auxiliam no tratamento de doenças e que beneficiam o homem. 
Ø Percebeu como as plantas podem beneficiar na saúde dos seres humanos, através de chá.Ø Aprendeu que existem ervas medicinais que auxiliam no tratamento de doenças e que beneficiam o homem 
SOCIAISØ Reconhece diferentes elementos que fazem parte da cultura popular.Ø Identifica o bairro como parte de um todo.
SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
Eu penso, mas eu escrevo...O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...
É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois...
Tem o costume de roubar Apresenta dificuldades de autocontrole quando...
É agressivo Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios físicos para alcançar o que deseja.
É bagunceiro, relaxadoAinda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
Não sabe nada Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver...
É largado da família Aparenta ser desassistido pela família, pois...
É desobediente Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos;Tem dificuldades em cumprir regras...
É apático, distraído Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas;Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos
É mentiroso Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
É fofoqueiro Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chiclete É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho...
É sonso e dissimulado Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
É preguiçoso Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.
É mimado Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as sua vontades.
É deprimido, isolado, anti-social Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho;Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
É tagarela Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca suja Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar
Possui distúrbio de comportamento Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...
É egoísta Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva


Pesquisado pela professora Lúcia Martinelli2011
Tudo cresce a partir de uma semente. Você pode plantar inconscientemente ou deliberadamente, mas estará, plantando, sempre. A pessoa bem sucedida é aquela que reconhece cada semente antes de plantá-la.
Plante aquilo que deseja colher."
Ano de escolaridade:_______. TURMA: _______. Turno:__________.
PROFESSOR__________________________________________.

Levantamento do Conselho de Classe do_________ Bimestre

* Alunos Matriculados: __________ * Alunos Faltosos: ________
* Alunos Freqüentado: __________ * Alunos Evadidos: ________

I – Aproveitamento geral da turma ......... no bimestre:

II- Alunos com dificuldades: ( quais dificuldades)
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
III- Alunos destaques:
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
IV- Alunos Faltosos:
.................................................................................................................................................................
V- Alunos Evadidos:
.................................................................................................................................................................
VI- Alunos Indisciplinados:
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
VII- Alunos que devem ser encaminhados: ( motivos)
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
VIII- Quais as atividades de recuperação paralela você utilizou, para sanar as dificuldades de seus alunos?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
IX- O que, na sua opinião é importante registrar?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Tudo cresce a partir de uma semente. Você pode plantar inconscientemente ou deliberadamente, mas estará, plantando, sempre. A pessoa bem sucedida é aquela que reconhece cada semente antes de plantá-la.
Plante aquilo que deseja colher."


A avaliação na Educação Infantil

• Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.


• O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.



• Ainda hoje, na prática cotidiana, é comum, não só na Educação Infantil, como nos demais níveis de ensino, os avaliados serem só os alunos. É necessário que a clássica forma de avaliar, buscando “erros” e “culpados", seja substituída por uma dinâmica capaz de trazer elementos de crítica e transformação para o trabalho.



• Nesse processo, todos – professores/recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem sentir-se comprometidos com o ato avaliativo.



• Para focar o olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo, nos espaços de Educação Infantil:

Análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico.

Estas ações são realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos importantes para a elaboração e reelaboração do planejamento. Igualmente importante é dar voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar coletivamente o dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz contribuições fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo que sedimenta a crença na concepção de criança cidadã.

Observações e registros sistemáticos.
Os registros podem ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor/recreador registra acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças de seu grupo e de determinadas crianças, dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.
É real que, no dia-a-dia, o professor/recreador não consiga registrar informações sobre todas as crianças do seu grupo, mas é possível que venha a privilegiar três ou quatro crianças de cada vez e, assim, ao final do período, terá observado e feito registro sobre todas as crianças.


Utilização de diversos instrumentos de registro.



Para darmos espaço à variada expressão infantil, arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas trabalhados, relatórios das crianças e portfólios podem ser utilizados como instrumentos de registro de desenvolvimento.

O professor/recreador deve organizar um dossiê de cada criança, guardando aí seus materiais mais significativos e capazes de exemplificar seu desenvolvimento.
Também durante a vivência de um projeto de trabalho, cada grupo deve ter como meta a produção de um ou mais materiais que organize o conhecimento constituído acerca do assunto explorado. Assim sendo, o arquivo de temas é o dossiê do projeto realizado pelos grupos de uma mesma instituição.



Construção de um olhar global sobre a criança



A fim de evitar um ponto de vista unilateral sobre cada aluno, é fundamental buscar novos olhares:

- Recolhendo outras visões sobre ela.
- Contrastando a visão dos responsáveis com o que se observa na escola/creche.
- Conhecendo o que os responsáveis pensam sobre o que a escola/creche diz.
- Refletindo sobre o que a família pensa em relação aos motivos de a criança comportar-se de determinada forma na escola/creche.
- Ouvindo a família sobre como pensa que poderia auxiliar a criança a avançar em seu desenvolvimento.

Fonte:www.multirio.rj.gov.br/portal/
Conteúdos Trabalhados:
Linguagem oral e escrita: Ampliação do vocabulário: reconto, narração e criação de novas histórias. Produção de textos coletivos. Reconhecimento e escrita do nome (próprio e dos colegas) e de palavras contextualizadas. Atividades envolvendo alfabeto móvel.
Matemática: Aquisição de conceitos que se constituam em elementos fundamentais da matemática e aplicá-los sempre que necessário. Ler e escrever numerais, associando-os ás quantidades que representam. Explorar a contagem crescente e decrescente através de brincadeiras.
História e Geografia: Desenvolvimento de sentimento de respeito e amor à família, escola, comunidade e pátria. Pesquisas brinquedos e brincadeiras de antigamente e feito uma comparação com os de hoje. Folclore brasileiro através de contos, pesquisas e vídeos.
Ciências: Identificação de dia e da noite e das estações do ano. Observação de fenômenos da natureza. As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido. Alimentação. Plantas/.Animais.


Autoavaliação
Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o be-a-bá.
(Toquinho)
Escola: ............................................................................................................................
Aluno: .............................................................................................................................

Vamos folhear o caderno com muita tranquilidade: observe o traçado das letras, o contorno dos desenhos, o colorido, as margens, o capricho.
Enfim, observe cada folha que já foi usada e as folhas que ainda estão em branco.
Agora que você já observou todo seu caderno, vamos fazer uma autoavaliação.
Marque com X a opção que melhor descreva sua resposta:


Questões
Sim
Não
As vezes
Preciso melhorar
1.Foi gostoso folhear seu caderno?




2.Sua letra ficou legível?




3.sua letra manteve-se do mesmo tamanho e forma do inicio ao fim?




4.Você fez margem em todas as folhas do caderno?




5.Você coloriu todos os desenhos?




6.Recortou e colou todas as folhas?




7.Colou as folhas na ordem certa?




8.Usou a cola na medida certa?




9.Esqueceu de usar alguma folhas?




10.Outras pessoas conseguirão entender seu caderno?





Não procures a verdade fora de ti, ela está em ti, em teu ser. Não procures o conhecimento fora de ti, ele te aguarda em tua fé interior. Não procures a paz fora de ti, ela está instalada em teu coração. Não procures a felicidade fora de ti, ela habita em ti desde a eternidade.
( Mestre Khane)
Avaliação: Observação, registro, reflexão e intervenção pedagógica.
 AVALIAÇÃO - VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR
 A avaliação é uma atitude constante em todo trabalho planejado. É a constatação da correspondência entre a proposta de trabalho e sua consecução.

16.1. Avaliação na Educação Infantil

No COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE, a avaliação na Educação Infantil tem por finalidade verificar a adequação do desenvolvimento do aluno face aos objetivos propostos, levando-se em consideração as características da faixa etária.

A avaliação na Educação Infantil tem ainda a finalidade desenvolver no aluno todos os pré-requisitos necessários para o início da aprendizagem sistemática.

Os resultados da avaliação são informados aos pais ou responsáveis, bimestralmente, através de relatório de observações em face dos conteúdos desenvolvidos em cada uma das etapas da Educação Infantil.

16.2. Avaliação no Ensino fundamental

No Ensino Fundamental, a avaliação de aproveitamento escolar do aluno tem por objetivo a verificação das aprendizagens qualitativa e quantitativa, com a preponderância do aspecto qualitativo sobre o aspecto quantitativo.

Os resultados da aprendizagem são aferidos através de avaliação sistemática e contínua dos trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras e provas.

As avaliações serão bimestrais e as médias serão expressas em conceitos ÓTIMO, BOM, REGULAR, INSATISFATÓRIO, para cada componente curricular, sendo necessária a obtenção do conceito mínimo REGULAR para a promoção.

A equiparação dos conceitos a notas quantitativas é feito da forma seguinte, de acordo com o previsto no Regimento Escolar:

- ÓTIMO - NOTAS DE 9,0 A 10,0;
- BOM - NOTAS DE 7,0 A 8,0;
- REGULAR - NOTAS DE 5,00 A 6,00;
- INSATISFATÓRIO - ABAIXO DE 5,00.
16.3. Objetivos da Avaliação

São objetivos da avaliação:

1. Acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos.
2. Verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas.
3. Avaliar se o aluno está se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos.
4. Detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado.
5. Repensar novas estratégias de trabalho em classe.
16.4. Instrumentos de Avaliação
São Instrumentos de avaliação
1. Todo trabalho realizado com o aluno é em potencial um instrumento de avaliação.
2. Provas, trabalhos de pesquisa, listas de exercícios (individuais ou em grupo), entre outros, devem avaliar os conteúdos e habilidades de forma clara e inteligível.
3. Os instrumentos devem avaliar o aluno passo a passo, de forma contínua.
4. São igualmente importantes a auto-avaliação e a avaliação formativa.
5. Toda proposta deve levar o aluno a estar em contato com a construção do conhecimento.
6. Os instrumentos devem avaliar o raciocínio e a criatividade do aluno.
16.5. Critérios de Avaliação
O sistema de avaliação do COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE compreende os critérios de:
- Avaliação do aproveitamento escolar.
- Apuração de frequência.
Ao término do ano letivo será extraída a média anual final do aluno em cada componente curricular, que será resultante da média aritmética das notas de cada bimestre.
Ao término do ano letivo, será considerado promovido o aluno que obtiver número total de conceitos anual igual ou superior REGULAR em todas as disciplinas e frequência anual, igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada componente curricular.
16.6. Recuperação
O aluno de aproveitamento insuficiente será submetido a estudos de recuperação.
Os estudos de recuperação são realizados regularmente, no decorrer dos períodos letivos, através de atividades escolares suplementares, orientadas pelo professor da classe, com programação estabelecida pela coordenação pedagógica.
Os períodos de recuperação precederão os períodos das avaliações bimestrais e finais.
A Escola assegurará ao aluno com aproveitamento INSATISFATÓRIO, estudos de recuperação antes do fechamento da última síntese de avaliação.
.7. Promoção
A verificação do rendimento escolar decorrerá da avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade.
Será considerado promovido para a série subseqüente ou concluinte do curso, o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e
conceito final , no mínimo, REGULAR.

O aluno com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e conceito INSATISFATÓRIO poderá ser promovido, se submetido às atividades de recuperação, nos termos regimentais.
A promoção nos componentes Educação Física e Ensino Religioso decorrerá da apuração de assiduidade.
A promoção por assiduidade não exclui a responsabilidade de avaliação dos conteúdos trabalhados.
16.8. Retenção
Serão considerados retidos:
- Os alunos que não apresentarem assiduidade compatível a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas dadas e total de dias letivos
- previstos pela legislação educacional em vigor, independentemente do rendimento escolar.
- Os alunos que apresentarem rendimento escolar inferior ao conceito REGULAR em cada componente curricular, apesar de submetidos às atividades de recuperação e independentemente da assiduidade mínima exigida pela legislação educacional em vigor.
16.9. Freqüência
É obrigatória a freqüência às aulas previstas no calendário escolar anual, com necessidade do mínimo de assiduidade correspondente a 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas dadas, nos termos da LDB. No. 9.394/96.
A Educação Infantil deverá seguir a orientação de assiduidade proposta pela LDB no. 9.394/96, mas não em caráter obrigatório, em função da especificidade dos níveis de atendimento dessa modalidade educacional.
As presenças e ausências dos alunos às atividades escolares serão registradas pelos professores e enviadas à Secretaria.
Faltas às atividades escolares não serão abonadas, salvo nos casos expressos na legislação vigente.
Os dados relativos à apuração de assiduidade serão comunicados ao aluno e aos pais ou responsáveis , após cada síntese de avaliação.
16.10. Classificação
A classificação em uma série específica, exceto a primeira do Ensino Fundamental, será feita para alunos da própria Escola, com aproveitamento da série anterior ou não, ou para alunos vindos por transferência de outra escola.
A classificação sem documentação escolar anterior, para alunos vindos de outros estabelecimentos, será realizada da seguinte forma:
- inicialmente, o responsável pelo aluno deverá indicar a série em que pretende a matrícula, através de requerimento encaminhado ao Diretor da Escola, observando a correlação com a idade;
- serão realizadas provas da base nacional comum, com conteúdo da série imediatamente anterior á pretendida e uma redação em língua portuguesa;

- o aluno será avaliado por uma comissão de no mínimo três professores ou especialistas, para verificar o grau de desenvolvimento e maturidade do candidato para cursar;
- a ata de classificação será assinada por: Secretária, comissão dos professores ou especialistas e pelo Diretor da Escola.
A Escola abre a possibilidade de classificar o aluno até no máximo um mês após o início das aulas.
16.11. Reclassificação
A Escola poderá reclassificar o aluno para outra série, com base na idade ou na competência e até um mês após o início das aulas.
O processo de reclassificação dar-se-á da seguinte forma:
- inicialmente, o responsável pelo aluno deverá indicar a série em que pretende a matrícula, através de um requerimento encaminhado ao Diretor da Escola, observando a correlação com a idade;
- serão realizadas provas da Base Nacional Comum com conteúdo da série imediatamente anterior à pretendida e uma redação em língua portuguesa;
- o aluno será avaliado por uma comissão de, no mínimo, três professores ou especialistas, para verificar seu grau de desenvolvimento e maturidade para cursar a série pretendida;
- a ata de reclassificação será assinada por: Secretária, comissão de professores ou especialistas e Diretor da Escola.
Ser educador é gestar em si a sensibilidade pedagógica da inconformidade, da inconcretude, lançando-se na empreitada de não se contentar com as explicações fáceis, superficiais e com a rotina mecânica que ofusca, muitas vezes, a criticidade e a criatividade” (SILVA, 2004, p.17)


 

















Informação e Avaliação Pedagógica do Aluno:

 ..............................................................


Área desenvolvimento: Social e afetivo

(  ) Ótimo

(  ) Muito bom

(  ) Bom

(  ) Regular

Área do desenvolvimento
Psicomotor e
Sensório-motor

(  ) Ótimo

(  ) Muito bom

(  ) Bom

(  ) Regular
Área do desenvol.
Cognitivo e da linguagem oral e escrita

(  ) Ótimo

(  ) Muito bom

(  ) Bom

(  ) Regular
Área do conhecimento

Matemático



(  ) Ótimo

(  ) Muito bom

(  ) Bom

(  ) Regular
Área de Ciências e Estudos Sociais
(  ) Ótimo
(  ) Muito bom
(  ) Bom
(  ) Regular

Hábitos e atitudes


(  ) Ótimo
(  ) Muito bom
(  ) Bom
(  ) Regular

Freqüência


(  ) Ótimo
(  ) Muito bom
(  ) Bom
(  ) Regular

Cabe-nos informar que o aproveitamento deste trimestre é:
(  ) ótimo  (  ) Muito Bom  (  ) Bom  (  ) Regular
Cordialmente, professora Lúcia Martinelli


Informação e Avaliação Pedagógica do Aluno:


..............................................................


Área desenvolvimento: Social e afetivo

(  ) Ótimo

(  ) Muito bom

(  ) Bom

(  ) Regular

Área do desenvolvimento
Psicomotor e
Sensório-motor

(  ) Ótimo

(  ) Muito bom

(  ) Bom

(  ) Regular
Área do desenvol.
Cognitivo e da linguagem oral e escrita

(  ) Ótimo

(  ) Muito bom

(  ) Bom

(  ) Regular
Área do conhecimento

Matemático



(  ) Ótimo

(  ) Muito bom

(  ) Bom

(  ) Regular
Área de Ciências e Estudos Sociais
(  ) Ótimo
(  ) Muito bom
(  ) Bom
(  ) Regular

Hábitos e atitudes


(  ) Ótimo
(  ) Muito bom
(  ) Bom
(  ) Regular

Freqüência


(  ) Ótimo
(  ) Muito bom
(  ) Bom
(  ) Regular

Cabe-nos informar que o aproveitamento deste trimestre é:
(  ) ótimo  (  ) Muito Bom  (  ) Bom  (  ) Regular
Cordialmente, professora Lúcia Martinelli


Sugerimos que avance nos seguintes aspectos:
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ 
“Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como uma bola colorida nas mãos de uma criança.” António Gedeão

FICHA DE CARACTERIZAÇÃO INDIVIDUAL PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
ALUNO:................................................................... ANO: ...................... TURMA: ..........

PRINCIPAIS DIFICULDADES DIAGNOSTICADAS
(  ) interesse pelo estudo
(  ) atenção / concentração
(  ) participação na aula
(  ) raciocionio lógico e/ou abstrato
(  ) análise/sintese/avaliação de situações


(  ) hábitos de trabalho
(  ) métodos de trabalho
(  ) organização
(  ) trabalhos de casa
(  ) ausencia de material escolar
(  ) assiduidade / pontualidade

(  ) iniciativa
(  ) criatividade
(  ) observção
(  ) curiosidade científica
(  ) expressão escrita
(  ) expressão oral
(  ) leitura
(  ) dominio de vocabulário fundamental
(  ) dominio de regas gramaticais
(  ) relacionamento com os colegas e adultos
(  ) respeito pelos outros
(  ) consciência civica e moral
(  ) falta de confiança em si próprio
(  ) autonomia
(  ) carências afetivas/materiais

(  ) ausencia de determinados pré-requisitos
(  ) aquisição e relacionação de conhecimentos
(  ) compreensão e interpretação de ideias
(  ) aplicação de conhecimentos
(  ) dominio das técnicas
(  ) desenvolvimento fisico e motor
(  ) interesses divergentes dos escolares
(  ) falta de aspirações sociais, culturais e/ou profissionais
(  )interesse geral


ESTRATÉGIAS PARA SUPERAÇÃO
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Data___/____/____                             
  Professora da turma
                                                                       _______________________
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
• Deve-se proceder relação com o registro anterior;
• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.

Para que Gritar ?
Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
"Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas ?" "Gritamos porque perdemos a calma", disse um deles.
"Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado ?", questionou novamente o pensador.
"Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", retrucou outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar :
"Então não é possível falar-lhe em voz baixa ?"
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.
Então ele esclareceu :
"Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido ?"
O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.
Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.
Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.
Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas ?
Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê ?
Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena.
Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.
E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta.
Seus corações se entendem.
É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.
Por fim, o pensador conclui, dizendo:

"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta". Mahatma Gandhi
Parecer Descritivo - Nome:................................................Professora:............................
Legenda:      NA- não atingiu        ED - em desenvolvimento        A - atingiu
OBJETIVOS
I
II
III
Produz textos escritos com coerência dos fatos.



Escreve textos observando a estética (cabeçalho, margem, parágrafo, pontuação, titulo e traçado da letra)



Lê, copia e escreve corretamente, sem troca de letras.



Usa corretamente pequenas normas da língua portuguesa na escrita( substantivos próprios, comuns e coletivos, masculino e feminino, singular e plural, tonicidade, separação de sílaba, sinônimos, pronomes e verbos nos três tempos)



Lê livros de literatura e outras leituras, compreendendo o que lê e realizando atividade que se relacionam às leituras.



Reconhece que vivemos em comunidades que se relacionam entre si, que todos somos construtores da história, responsável pelo passado e futuro da humanidade.



Compreende o processo de construção da história de Passo fundo.



Localiza P. Fundo nos mapas do RS, Brasil e Mundial.



Identifica, compreende e relaciona com seu cotidiano os elementos físicos, econômicos e geográficos relevo, vegetação , clima...



Domina as 4 operações: adição, subtração, divisão e multiplicação



Reconhece os números naturais, sua formação e valores.



Interpreta e resolve situações problemas e desafios matemáticos que envolvem o seu cotidiano e as 4 operações.



Compreende as noções de medida, tempo, espaço, comprimento e massa.



Distingue e sabe utilizar os numerais ordinais, romanos, naturais, fracionários e múltiplos.



Entende e utiliza o sistema monetário.



Integra-se com a natureza em equilíbrio ambiental, sendo critico, responsável e tomando atitudes.



Consegue expressar suas observações e pesquisas de forma oral e escrita.



Relaciona-se bem, participa e tem uma boa integração com os colegas.



Desafia-se a ser criativo e original.



Participa das atividades de artes e expressão.



Integra-se nas atividades recreativas com alegria, interesse, empenho, responsabilidade e organização.



Vê o seu corpo de forma positiva, proporcionador de emoções, realizações pessoais e sociais.



Pensa, reflete e age sobre os valores humanos da moral e da ética: amizade, humildade, confiança, religiosidade, coleguismo, solidariedade e o respeito a si mesmo e ao próximo.



Organiza e cuida de seus objetos pessoais e dos bens públicos.



Demonstra autonomia e iniciativa.



É responsável nas entregas de trabalhos e temas.



Realiza as atividades até concluí-las.



É assíduo, vem as aulas diariamente.




ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONINO XAVIER
Iº TRIMESTRE – 2010
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO ....m

PROFESSORA LÚCIA MARTINELLI
COORDENADORA
DIRETORA

• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
Desenvolvimento cognitivo
O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
• Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
• Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
• Identifica e escreve seu nome completo;
Participação- convívio social
Boa participação nas atividades realizadas em sala.
É criativo e comunicativo.
• Coopera com colegas e professora
• Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
• Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
• Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
• Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
Demonstra compreensão do sistema alfabético;
• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;

“Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você.”(Sir Thomas Browne)
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONINO XAVIER
Iº TRIMESTRE – 2010
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

PROFESSORA: LÚCIA MARTINELLI
COORDENADORA:
DIRETORA:


O aluno ................. desde que começou a fazer parte da turma mostrou ser um aluno calmo e gentil. Não gostava de realizar leitura quando solicitado e de participar de atividades que envolvessem a expressão corporal e oral. Sempre que era solicitado mostrava-se ser muito prestativo, principalmente com seus colegas. O caderno estava sempre completo e muito caprichado. Demonstrava ter muito interesse por todos os assuntos abordados em sala.
No decorrer do tempo ............... passou a apresentar comportamento distinto. Não se dedicou mais como antes. Voltou-se mais para brincadeiras fora de hora e a comportamentos inadequados, desestruturando toda a turma. A palavra respeito passou a não existir no vocabulário de ............... Infelizmente, começou a incentivar os colegas a terem atitudes errôneas, contrariando o que é ensinado na escola e, consequentemente, sua aprendizagem começou a regredir.
O que ............... consegue até o momento:
· Escreve seu nome.
· Reconhece as letras do alfabeto e algumas sílabas.
· Identifica algumas palavras simples.
· Reconhece os números.
· Realiza cálculos simples de matemática.
· Realiza com destreza todas as atividades relacionadas às artes.
Sugiro que ................... tente entender a importância que tem a escola em sua vida e que passe a entender que o espaço escolar é um lugar onde realizamos trocas, discussões, dinâmicas, enfim todos os tipos de atividades voltadas para um só objetivo, a aprendizagem.
................... como tua educadora quero muito que você avance em teus estudos, mas para isso você deve querer.


Deixo uma frase para reflexão:
“Os pais tornam-se espelhos para os filhos, passando a ser uma grande influência direta na educação dos mesmos, que poderá fortalecer e consolidar um bom caráter ou poderá comprometer a construção dessa nova personalidade como cidadão em uma sociedade”.


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONINO XAVIER
Iº TRIMESTRE – 2010
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO ....

PROFESSORA LÚCIA MARTINELLI
COORDENADORA
DIRETORA


Estamos felizes com o progressos de _____________________durante este início de ano letivo!
Destacamos: ______________... ( criatividade, independência, respeito com os amigos, afetividade, comunicação...)
Participa das atividades propostas, __________________________... ( apresenta interesse em aprender, atenção, concentração... ) ( colabora nas Rodas de Conversa, Momento de Leitura, …(técnicas)
Expressa suas idéias________________________ ...( sem dificuldades, seu vocabulário é rico, assimila os conteúdos com facilidade...)
Sua coordenação motora _______________________( desenvolve-se a contento . está dentro de sua faixa etária...)
Reconhece as_____________________( letras do alfabeto , numerais - citar os temas )
Pinta ____________________( dentro dos limites propostos, com variação de cores, boa noção espacial ...)
Observa e explora os ambientes com interesse ...
Recomendamos:______________________( reconhecer que há hora para tudo, saber esperar sua vez, aceitar imposições e críticas, aceitar as diferenças, dedicar-se mais aos trabalhos escolares, saber ganhar e perder, trabalhar o tom de voz, aceitar suas limitações e as limitações dos outros, se permitir errar e não desistir no percurso... ( são as dificuldades colocadas de forma indicativa )

Você vai longe, a cada dia que passa você me surpreende mais ! Vibro com seu sucesso!
Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco de nós mesmos. O amigo revela, desvenda, conforta ... É uma porta sempre aberta em qualquer situação.
Obrigada pela sua amizade e parceria !

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONINO XAVIER
Iº TRIMESTRE – 2010
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO ....

PROFESSORA LÚCIA MARTINELLI
COORDENADORA
DIRETORA

É alegre, sorridente e tranquilo. Expressa-se com muita clareza, relatando fatos do seu dia-a-dia em família e com os amiguinhos. Utiliza palavras e formula frases maduras para sua faixa etária. Fala com o corpo, seus gestos, olhares e musicalidade exprimem suas idéias e sentimentos. Ama cantar e o faz em "inglês" também. É uma graça ver suas caras e bocas interpretando uma música internacional.
Nas atividades de sala de aula mantem-se atento e participativo, recontando histórias e manuseando com cuidado os materiais destinados para cada trabalho proposto. Reconhece seu crachá, possui alguns traços bem definidos no desenho livre. Pinta explorando todas as cores e respeita todas as orientações dadas em relação à realização de determinada atividade. No pátio corre, sobe em árvores e também se aventura no futebol. Nos circuitos na praça bem como nas atividades de competição, esforça-se, ao máximo, para conseguir bons resultados, seja nas brincadeiras coletivas ou individuais responde positivamente aos estímulos motores devido à sua agilidade de movimentos.
Relaciona-se muito bem com todos os coleguinhas, cumpre com as regras e combinados colaborando para o bom andamento da aula. Quando se envolve em algum conflito, busca ajuda da prô para resolvê-lo, agindo raramente com gestos agressivos. Quando contrariado fica muito brabo, faz caretas e olhares de "fúria", mostrando seu "pavio curto". Se precisa ser repreendido, também não gosta muito, porém logo percebe que deve se acalmar e conversar sobre o que houve para voltar a rotina normal.
...........está em pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Sua resposta positiva em relação aos estímulos propostos em cada atividade realizada, mostra que seu crescimento em todas as áreas de aprendizagem humana está a todo o vapor.


Deixo uma frase para reflexão:
“Os pais tornam-se espelhos para os filhos, passando a ser uma grande influência direta na educação dos mesmos, que poderá fortalecer e consolidar um bom caráter ou poderá comprometer a construção dessa nova personalidade como cidadão em uma sociedade”.


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONINO XAVIER
Iº TRIMESTRE – 2010
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO ....

PROFESSORA LÚCIA MARTINELLI
COORDENADORA
DIRETORA


O aluno ................. desde que começou a fazer parte da turma mostrou ser um aluno calmo e gentil. Não gostava de realizar leitura quando solicitado e de participar de atividades que envolvessem a expressão corporal e oral. Sempre que era solicitado mostrava-se ser muito prestativo, principalmente com seus colegas. O caderno estava sempre completo e muito caprichado. Demonstrava ter muito interesse por todos os assuntos abordados em sala.
No decorrer do tempo ............... passou a apresentar comportamento distinto. Não se dedicou mais como antes. Voltou-se mais para brincadeiras fora de hora e a comportamentos inadequados, desestruturando toda a turma. A palavra respeito passou a não existir no vocabulário de ............... Infelizmente, começou a incentivar os colegas a terem atitudes errôneas, contrariando o que é ensinado na escola e, consequentemente, sua aprendizagem começou a regredir.
O que ............... consegue até o momento:
· Escreve seu nome.
· Reconhece as letras do alfabeto e algumas sílabas.
· Identifica algumas palavras simples.
· Reconhece os números.
· Realiza cálculos simples de matemática.
· Realiza com destreza todas as atividades relacionadas às artes.
Sugiro que ................... tente entender a importância que tem a escola em sua vida e que passe a entender que o espaço escolar é um lugar onde realizamos trocas, discussões, dinâmicas, enfim todos os tipos de atividades voltadas para um só objetivo, a aprendizagem.
................... como tua educadora quero muito que você avance em teus estudos, mas para isso você deve querer.


“Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você.”(Sir Thomas Browne)


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONINO XAVIER
Iº TRIMESTRE – 2010
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO ....

PROFESSORA LÚCIA MARTINELLI
COORDENADORA
DIRETORA


O aluno ......... teve o início de ano letivo um pouco conturbado, apresentou muitas inquietações, descontrole emocional e corporal. O caderno era muito desorganizado assim como suas ações. Não conseguia acompanhar o que era proposto e trabalhado em sala de aula. Estava quase sempre envolvido em conflitos com os colegas. Todos esses fatos estavam prejudicando muito o desenvolvimento de.........
Com o apoio e empenho da família, ......... mudou e avançou em todos os aspectos. Tornou-se um menino mais calmo, organizado, atento e dedicado. Passou a respeitar mais seus colegas e professora. Consequentemente a aprendizagem evoluiu muito. ..........já consegue escrever e ler palavras e frases simples. Mostra grande interesse pelos assuntos abordados em sala de aula. O mesmo ocorre na Matemática e outras áreas do conhecimento.
Quero parabenizar a atitude da família e elogiar os avanços que ........... teve nestes meses que passamos juntos. Espero que ........... continue avançando ainda mais em todos os aspectos. Sugiro que ele pratique no turno inverso algum tipo de atividade esportiva, onde poderá desenvolver a concentração, a organização, o espírito esportivo, o trabalho em equipe e também poderá amenizar ainda mais suas inquietações.




Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONINO XAVIER
Iº ANO -  Iº TRIMESTRE – 2010
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO ....

PROFESSORA LÚCIA MARTINELLI
COORDENADORA
DIRETORA


LÍNGUA PORTUGUESA - Oralidade
Expressa seus desejos, necessidades, idéias, opiniões e sentimentos.
Narra fatos em seqüência temporal e causal.
Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
Conhece e reproduz oralmente jogos verbais: trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.

Leitura
Reconhece o seu nome escrito, identificando-o nas diversas situações do cotidiano.
Compreende os textos lidos pelo professor.
Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
Participa de situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos: histórias, poesias, quadrinhos, músicas, adivinhações, brincadeiras cantadas.
Distingue os diferentes portadores textuais lidos em sala (poesia, histórias, parlendas, trava-língua).
Manuseia com interesse materiais impressos como livros, revistas, etc., previamente apresentadas ao grupo.
Lê diferentes textos, ainda que não seja de forma convencional (placas, símbolos, músicas, reportagens, textos produzidos pelo grupo).

Escrita
Produz textos individuais e / ou coletivos ditados ao professor para diversos fins.
Reconhece diferentes textos, suportes textuais e suas funções na sociedade (carta, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, histórias em quadrinhos).
Estabelece relação entre o que é fala e o que está escrito (mesmo que ainda não saiba ler convencionalmente).
Escreve seu nome, sem consulta, em situações em que seja necessário (identificar as suas produções, assinar um cartão...).
Diferencia o desenho da escrita.
Diferencia as letras dos números.
Produz escrita pensando na qualidade de letras.
Reconhece a função da escrita.
As escritas se relacionam com a pauta sonora da fala (fonetização da escrita).

MATEMÁTICA - Números e Sistema de Numeração
Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.



Habilidades - Didática
Identifica números nos diferentes contextos em que se encontra.
Identifica a posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
Desenvolve procedimentos de cálculo mental.
Compara escrita de números, identificando algumas regularidades
Relaciona à idéia de número a quantidade correspondente.
Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.

Grandezas e Medidas
Utiliza instrumentos de medidas de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais.
Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Vivencia com interesse experiências com dinheiro em brincadeira.

Espaço e Forma
Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contorno, bidimensionalidae, tridimensionalidae, faces planas, lados retos, etc.
Identifica pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
Identifica relações de posição entre os objetos no espaço.
Explicita e / ou representa posição de pessoas e objetos e objetos, utilizando vocabulário pertinente (em cima, em baixo, ao lado, na frente, atrás, direita, esquerda) nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações em que se torne
necessário.

NATUREZA E SOCIEDADE
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
Participa das atividades interagindo com os elementos do grupo.
Considera as regras do convívio social construída no grupo.
Tem boa aceitação no grupo.
Tem atitude de atenção para ouvir.
Apresenta atitude de solidariedade e cooperação.
Participa de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções.
Identifica alguns papéis sociais existentes em grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social.
Conhece e valoriza diferentes formas de expressão cultural.

Lugares e suas paisagens
Utiliza com ajuda dos adultos, fotos relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo.
Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

Objetos e processos de transformação
Manuseia e participa de atividades que envolvem confecção de objetos.
Tem cuidado no uso de objetos do cotidiano relacionados à segurança e prevenção de acidentes e à sua conversação.
Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais.

Os seres vivos
Estabelece relação entre diferentes espécies de seres vivos caracterizando-os.
Manifesta comportamento de cuidado com o corpo.
Valoriza atitudes relacionadas à saúde e o bem-estar individual e coletivo.
Conhece e diferencia algumas espécies da fauna e flora brasileira e mundial.

Didática
Demonstra atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.

Fenômenos da Natureza
Estabelece relação entre os fenômenos naturais de diferentes regiões as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem.
Participa de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa.

MOVIMENTO - Expressividade
Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

Equilíbrio e Coordenação
Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar,etc.
Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.
Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos.

MÚSICA - Fazer musical
Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.
Desenvolve memória musical através de repertório de canções.
Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.

Apreciação Musical
Reconhece os elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.
Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e país.
Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.

ARTES VISUAIS - Fazer artístico
Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.

Apreciação
Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas,fotografias, cinemas, construções.
Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.
Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, luz, textura, contrastes.
Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.


“Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como uma bola colorida nas mãos de uma criança.” António Gedeão
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONINO XAVIER
Iº TRIMESTRE – 2010
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO ....

PROFESSORA LÚCIA MARTINELLI
COORDENADORA
DIRETORA


Neste segundo trimestre, ............ teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.
Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqüência lógica de idéias. Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.

Na maioria das vezes, sejam na realização das atividades, apresentações e outros, ..............., mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares.

Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.



Cabe-nos informar que o aproveitamento deste trimestre é:
(  ) ótimo  (  ) Muito Bom  (  ) Bom  (  ) Regular
Cordialmente, professora Lúcia Martinelli


Informo aos senhores que neste trimestre o aluno .....atingiu os seguintes itens:
A-atingiu     AP-atingiu em parte    NA-não atingiu

Produz textos escritos com coerência dos fatos.



Escreve textos observando estética (cabeçalho, margem, parágrafo, pontuação, titulo e traçado da letra)



Lê, copia e escreve corretamente, sem troca de letras.



Usa corretamente pequenas normas da língua portuguesa na escrita (subs. próprios, comuns e coletivos, masculino e feminino, singular e plural, tonicidade, separação de sílaba, sinônimos, pronomes e verbos nos três tempos)



Lê livros de literatura e outras leituras, compreende o que lê e realizando atividade que se relacionam às leituras.



Reconhece que vivemos em comunidades que se relacionam entre si, que todos somos construtores da história, responsável pelo passado e futuro da humanidade.



Compreende o processo de construção da história de Passo fundo.



Localiza P. Fundo nos mapas do RS, Brasil e Mundial.



Identifica e relaciona com seu cotidiano os elementos físicos, econômicos e geográficos relevo, vegetação, clima...



Domina as 4 operações: adição, subtração, divisão e multiplicação



Reconhece os números naturais, sua formação e valores.



Interpreta e resolve situações problemas e desafios matemáticos que envolvem o seu cotidiano e as 4 operações.



Compreende as noções de medida, tempo, espaço, comprimento e massa.



Distingue e sabe utilizar os numerais ordinais, romanos, naturais, fracionários e múltiplos.



Entende e utiliza o sistema monetário.



Integra-se com a natureza em equilíbrio ambiental, sendo critico, responsável e tomando atitudes.



Consegue expressar suas observações e pesquisas de forma oral e escrita.



Relaciona-se bem, participa e tem uma boa integração com os colegas.



Desafia-se a ser criativo e original.



Participa das atividades de artes e expressão.



Integra-se nas atividades recreativas com alegria, interesse, empenho, responsabilidade e organização.



Vê o seu corpo de forma positiva, proporcionador de emoções, realizações pessoais e sociais.



Pensa, reflete e age sobre os valores humanos da moral e da ética: amizade, humildade, confiança, religiosidade, coleguismo, solidariedade e o respeito a si mesmo e ao próximo.



Organiza e cuida de seus objetos pessoais e dos bens públicos.



Demonstra autonomia e iniciativa.



É responsável nas entregas de trabalhos e temas.



Realiza as atividades até concluí-las.



É assíduo, vem as aulas diariamente.




Como tua educadora quero muito que você avance em teus estudos, mas para isso você deve querer. Sua dedicação e empenho nesta trajetória ampliaram seus conhecimentos e contribuíram para o seu aprendizado. Foi muito bom acompanhar seu desenvolvimento! Você é especial!

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONINO XAVIER
Iº TRIMESTRE – 2010
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO ....

PROFESSORA LÚCIA MARTINELLI
COORDENADORA
DIRETORA


Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor, não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção:
O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:

O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.
Quanto à disciplina:
O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço:
O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.
Quanto à Leitura:
O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.
Quanto ao uso de óculos:
O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.
Em relação à assiduidade do aluno:
falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.

Em relação a seus materiais:

organiza com ajuda das professoras e inspetora.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.
Em relação aos responsáveis:
- “necessitam” de atenção especiais.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades


Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o be-a-bá.(Toquinho)
Acredito na sua capacidade de crescer e evoluir cada vez mais! Você é espcial para mim!


ESCOLA
PARECER DESCRITIVO DO Iº TRIMESTRE - 2010

DIRETORA
COORDENADORA
PROFESSORA
ALUNO

"Aprender é apropriar-se da linguagem; é historiar-se, recordar o passado para despertar-se ao futuro; é deixar-se surpreender-se pelo já conhecido. Aprender é reconhecer-se, admitir-se. Crer e criar. Arriscar-se a fazer dos sonhos textos visíveis e possíveis."(Alicia Fernandez)
O desenvolvimento infantil acontece de forma singular entre as crianças, sendo assim, consideramos os conhecimentos e valores culturais que as crianças já têm e progressivamente, garantimos a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, criatividade, responsabilidade e a formação do auto-conceito positivo, que levam à formação da cidadania.
No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva, destacamos algumas características do(a) educando(a) que permanecem únicas, construindo sua individualidade e diferenças.
Demonstra autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer e capricho:
Manifesta seus desejos, preferências e desagrados;
Em alguns momentos demonstra timidez, porém participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado por outro colega;
Expressa-se com clareza, bom vocabulário, relatando experiências com seqüência e objetividade;
Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola;
Interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora e da mesma forma adora manipular os livros;
Demonstra interesse na escrita e leitura; lê algumas palavras
Interessa-se pelas aulas de artes, para ela foram momentos de grande prazer, é criativa, e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração;
Construiu relações matemáticas, sistematizando com clareza o que foi proposto
Recomendamos livros para estimular o processo de leitura e interpretação e jogos envolvendo conceitos matemáticos.
Quanto mais ricos forem os desafios proporcionados a _____________, maiores serão suas descobertas, suas aprendizagens, o fascínio pelo mundo que está ao seu redor, favorecendo, assim, o prazer e a felicidade de aprender a aprender, aprender a viver junto, aprender a ser, aprender a conhecer. Sua dedicação e empenho nesta trajetória ampliaram seus conhecimentos e contribuíram para o seu aprendizado. Foi muito bom acompanhar seu desenvolvimento! Você é especial!


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONINO XAVIER
Iº TRIMESTRE – 2010
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO ....

PROFESSORA LÚCIA MARTINELLI
COORDENADORA
DIRETORA


Sugestões para iniciar relatórios
• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...

Desenvolvimento cognitivo
• O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
• O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
• O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.
• Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
• Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
• Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
• Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
• Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
• Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.
• O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
• Realiza cálculos simples de adição e subtração.
• Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
• É curioso, questiona e busca informações.
• Traz para a classe informações de fontes diversas como: rádio, tv, jornais e etc.
• Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
• Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.
• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
• Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
• Ocasionalmente troca letras
• Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
• Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
• Expressa a escrita representando ideias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos
• Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
• Identifica e escreve seu nome completo;
• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
• Apresenta dificuldades ortográficas
• Identifica e escreve seu nome completo
• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social
• Participa com interesse e produtividade.
• Boa participação nas atividades realizadas em sala.
• Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.
• Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
• É criativo e comunicativo.
• Coopera com colegas e professora.
• O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
• Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, notícias entre outros.
• Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
• É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
• Aceita sugestões da professora e dos colegas.
• Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
• Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
• Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
• Colabora na construção de regras;
• Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
• Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;

• Reconhece as relações entre fala e escrita;
• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
• Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
• Distingue a língua escrita da língua oral;
• Demonstra compreensão do sistema alfabético;
• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
• Produz frases com lógica;
• Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
• Distingue letras na linguagem oral e escrita;
• Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
• Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processa;




Não procures a verdade fora de ti, ela está em ti, em teu ser. Não procures o conhecimento fora de ti, ele te aguarda em tua fé interior. Não procures a paz fora de ti, ela está instalada em teu coração. Não procures a felicidade fora de ti, ela habita em ti desde a eternidade.
( Mestre Khane)


“Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você.”(Sir Thomas Browne)
Parecer Descritivo - Nome:................................................Professora:Lúcia Martinelli
Legenda:      N- não         EP - em processo        S - sim
Objetivos
1
2
3
Produz textos escritos com coerência dos fatos.



Escreve textos observando a estética (cabeçalho, margem, parágrafo, pontuação, titulo e traçado da letra)



Lê, copia e escreve corretamente, sem troca de letras.



Usa corretamente pequenas normas da língua portuguesa na escrita( subs. próprios, comuns e coletivos, masculino e feminino, singular e plural, tonicidade, separação de sílaba, sinônimos, pronomes e verbos nos três tempos)



Lê livros de literatura e outras leituras, compreende o que lê e realizando atividade que se relacionam às leituras.



Reconhece que vivemos em comunidades que se relacionam entre si, que todos somos construtores da história, responsável pelo passado e futuro da humanidade.



Compreende o processo de construção da história de Passo fundo.



Localiza P. Fundo nos mapas do RS, Brasil e Mundial.



Identifica, relaciona com seu cotidiano os elementos físicos, econômicos e geográficos relevo, vegetação , clima...



Domina as 4 operações: adição, subtração, divisão e multiplicação



Reconhece os números naturais, sua formação e valores.



Interpreta e resolve situações problemas e desafios matemáticos que envolvem o seu cotidiano e as 4 operações.



Compreende as noções de medida, tempo, espaço, comprimento e massa.



Distingue e sabe utilizar os numerais ordinais, romanos, naturais, fracionários e múltiplos.



Entende e utiliza o sistema monetário.



Integra-se com a natureza em equilíbrio ambiental, sendo critico, responsável e tomando atitudes.



Consegue expressar suas observações e pesquisas de forma oral e escrita.



Relaciona-se bem, participa e tem uma boa integração com os colegas.



Desafia-se a ser criativo e original.



Participa das atividades de artes e expressão.



Integra-se nas atividades recreativas com alegria, interesse, empenho, responsabilidade e organização.



Vê o seu corpo de forma positiva, proporcionador de emoções, realizações pessoais e sociais.



Pensa, reflete e age sobre os valores humanos da moral e da ética: amizade, humildade, confiança, religiosidade, coleguismo, solidariedade e o respeito a si mesmo e ao próximo.



Organiza e cuida de seus objetos pessoais e dos bens públicos.



Demonstra autonomia e iniciativa.



É responsável nas entregas de trabalhos e temas.



Realiza as atividades até concluí-las.



É assíduo, vem as aulas diariamente.




Não procures a verdade fora de ti, ela está em ti, em teu ser. Não procures o conhecimento fora de ti, ele te aguarda em tua fé interior. Não procures a paz fora de ti, ela está instalada em teu coração. Não procures a felicidade fora de ti, ela habita em ti desde a eternidade.
( Mestre Khane)


Sugestões para preenchimento do relatórioObservações
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
* A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
* Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
* É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
* Deve-se proceder relação com o registro anterior;
* Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.

Sugestões para iniciar relatórios

* Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
* Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
* A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
* Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...

Desenvolvimento cognitivo
* O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
* O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
* O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
* Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
* Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.
* Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
* Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
*Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
* Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
* Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
* Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.
* O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
* Realiza cálculos simples de adição e subtração.
* Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
* É curioso, questiona e busca informações.
* Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.
* Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
* Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.
* Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
* Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
* Ocasionalmente troca letras
* Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
* Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
* Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos
* Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
* Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
* Identifica e escreve seu nome completo;
* Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
* Apresenta dificuldades ortográficas
* Identifica e escreve seu nome completo
* Ainda não faz relação entre o que fala e escreve

Participação- convívio social

*Participa com interesse e produtividade.
 *Boa participação nas atividades realizadas em sala.
 *Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.
 *Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
 *É criativo e comunicativo.
 *Coopera com colegas e professora.
 *O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
 *Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
 *Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
 *É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
 *Aceita sugestões da professora e dos colegas.
 *Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
 *Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
 *Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
* Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
* Colabora na construção de regras;
* Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
* Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;

*Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você.(Sir Thomas Browne)

* Reconhece as relações entre fala e escrita;

* Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
* Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
* Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
* Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
* Distingue a língua escrita da língua oral;
* Demonstra compreensão do sistema alfabético;
* Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
* Produz frases com lógica;
* Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
* Distingue letras na linguagem oral e escrita;
* Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
* Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processa
PARECER DESCRITIVO

1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA

Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?

Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?

Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?

Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.

Controle esfincteriano resolvido?

Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pato? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?

Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?

2. ÁREA PSICOMOTORA

Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo, imagem corporal. Lateralidade.

Motricidade ampla: ritmo de ação - rápido, lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.

Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira cambalhota, sobe e desce escadas, pula.

Motricidade fina/visomotricidade: coordenação - abotoa, dá nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas, amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear talheres. Acerta alvos, copia figuras.

3. ÁREA COGNITIVA

a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:
Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções?

b) Construção da representação:
1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a etapa em que se encontra (garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou incompleta da figura humana, etc).
2. Escrita:
Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética)?

c) Expressão através de artes plásticas, danças e dramatização:
É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa? Apresenta soluções originais? Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem destaque? Brinca de faz de conta?

d) Desenvolvimento perceptivo:
Visão, audição, tato, olfato e paladar.

e) Atenção:
Condições de atenção e concentração em brincadeiras e atividades, condições de perseverar na tarefa.

f) Memória:
Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.
Observações sobre memória visual e auditiva.

g) Experiências lógico-matemáticas:
Noções de espaço-tempo, conservação de quantidades, de seriação e classificação.
Identifica propriedades, atributos de cor, forma, etc.
Encontra soluções para resoluções de problemas?
Reconhece numerais?
Relaciona número e quantidade?

Avaliação da professora:
Neste segundo trimestre, NOME DA CRIANÇA teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.
Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqüência lógica de idéias. Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.
Na maioria das vezes, sejam na realização das atividades, apresentações e outros, NOME, mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares.
Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.

Pareceres  Pré A  - Professora Lúcia
 Núcleo temático:1ºTrimestre: Identidade e auto-estima
                                2º   Trimestre: Segurança e autonomia
                                3 º  Trimestre: Senso-crítico e  regras de convívio social

Área do desenvolvimento Social

Adaptou-se bem a escola, demonstra facilidade em fazer amizades, encontra-se mais confortável  e confiante em suas relações sociais;
Matem bom relacionamento com colegas, funcionários e professores;
Compartilha jogos, brinquedos e materiais;
Brinca e trabalha em grupo;
Participa de todas as tarefas;
Toma decisões e justifica suas ações
Aceita reclamações e criticas necessárias;
Assume e cumpre pequenas responsabilidades;
Sabe ouvir as outras pessoas e espera a sua vez de falar;
Sorri espontaneamente;
Usa regas de cortesia
Tem iniciativa de perguntar e pede auxilio;
Demonstra interesse por coisas novas;
Concentra atenção e conclui as tarefas;
É criativo, inventa e apresenta sugestões próprias;
Manifesta espírito de liderança
É alegre e manifesta auto-domínio e auto-confiança;
Aceita carinho e contato físico;
Obteve progressos no desenvolvimento do grafismo, na organização espacial e na criatividade.
Participa de diálogos, relata fatos e apesar de expressar-se com certa timidez, demonstra organização de pensamento. Esta buscando o significado da construção da escrita, formulando hipóteses.
Percebe-se crescimento significativo quanto a representação do esquema corporal
Revelou dificuldades quanto a hábitos de trabalho, as quais está superando com sucesso;
Apresenta clareza de idéias e boa expressão oral em relatos de histórias. Demonstra saber ouvir, respeitando o tempo e o espaço do outro, no entanto pode envolver-se mais nos momentos da rodinha dando opiniões e manifestando seus pensamentos;
Diante de alguma dificuldade tenta superar sozinho
Prefere brincar sozinho ou em pequenos grupos
Apresenta situações de dependência, tendo dificuldade de em controlar seus impulsos emocionais
Procura ampliar suas relações sociais, fazendo novas amizades
Deseja que suas vontades prevaleçam, mesmo se não for o combinado;
Estranha pessoas vistas pela primeira vez e inibe-se;
Perturba a ordem da classe;
Manifesta resistência e timidez
Quando contrariado manifesta choro, solicita o adulto,
Chora com freqüência;
Expressa sentimento de medo, ciúmes,ansiedade...
Precisa ser continuamente supervisionado
Acusa fadiga, após quaisquer atividade;
Participa das atividades propostas com alegria, no entanto é importante saber discernir os momentos que exigem maior atenção e evitar as brincadeiras;
Está utilizando mais a linguagem expressiva em vez de resolver as situações com agressividade física, mas em alguns momentos apresenta dificuldade em controlar seus impulsos
Mesmo demonstrando crescimento em seu processo de desenvolvimento sócio afetivo, precisa rever suas atitudes em determinados espaços e atividades, principalmente no recreio;
Identifica-se como membro de um grupo demonstrando bom relacionamento interpessoal, partilhando o material individual e coletivo.
É responsável com seu material e está organizando-se no espaço na realização das atividades recreativas respeitando regras e superando pequenas frustrações demonstrando segurança em si.

Área do desenvolvimento psicomotor e sensório-moto
faz bom uso de giz-de-cera, giz colorido no quadro
consegue bom uso do pincel; tesoura e lápis;
identifica sons diferentes;
faz bom uso dos brinquedos do pátio, sala e parque;
anda entre as linhas,sobre as linhas obedecendo um proposta;
tem equilíbrio ao andar, pular, correr, subir escada;
rola e arrasta-se com desembaraço;
rasga e amassa papel, manuseia massa de modelar;
calça-se, despe-se e veste-se sem auxilio;
pula pequenos obstáculos;
pula anda e corre obedecendo ordem dada;
corre e pula com certo equilíbrio;
brinca espontaneamente ao imitar animais, meios de transporte, com bolas, com arcos, de dançar, com jogos de encaixe;
aceita bem atividades de percepção tátil, olfativa, gustativa, auditiva e visual;
corre sem controlar a velocidade, esbarra, tropeça e cai com muita freqüência;
sobe e desce obstáculos, desce escadas: sentando ou alternando os pés;
participa das atividades dirigidas;
espalha peças, enche e esvazia recipientes, transporta brinquedos, brinca com peças, enfileira brinquedos;
desloca volumes empurrando-os
pula com do dois pés juntos;
anda na ponta dos pés;
engatinha, arrasta-se, senta adequadamente, flexiona os músculos;
lança e pega a bola;
executa movimentos de pinça
colore dentro dos limites;
traça linhas
possui iniciação no traçado de letras e números;
desenha com intenção definida e figuras reconhecíveis;
monta quebra-cabeças
faz alinhavos
percebe detalhes nas gravuras;
auxilia com prazer na organização da sala;
lava e enxuga as mãos
Área do desenvolvimento Cognitivo e da linguagem oral e escrita
Escreve sem modelo?      
Usa grafias convencionais;
Utiliza a ordem das letras;          
Conhece os nomes das letras;
Reconhece outros nomes da classe;      
Escreve outros nomes sem modelo;
Utiliza as letras convencionais na escrita dos nomes?
Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras?
realiza imitação e mímicas;
possui um bom vacabulário  ou é adequado a sua idade;
pronuncia corretamente as palavras;
usa expressões claras e lógicas;
descreve e responde organizando frases;
entende e atende ordens claras e simples;
reproduz histórias com detalhes;
gosta de ouvir historias;
memoriza canções e versos;
realiza uma atividade até o fim;
assimila o que aprende;
sabe criar coisas novas com o material oferecido;
faz movimentos corretos na escrita dos numerais e letras;
interessa-se pelo que está escrito na sala;
reconhece o seu nome e dos colegas
apresenta crescente desenvolvimento da motricidade ampla e fina;
esta buscando o significado na construção da escrita, formulando suas hipóteses e registrando-as;
recomenda-se a continuidade do acompanhamento familiar, contribuindo com a segurança e estrutura para que tenha condições de desenvolver uma imagem positiva de si, confiando mais em suas capacidades
recomenda-se um acompanhamento sistemático da família, buscando auxiliar para a superação da dificuldade motora fina e desenvolver uma imagem positiva de si, confiando em suas capacidades para que dessa forma possa melhorar seu rendimento escolar;
demonstra dificuldade em compreender determinadas orientações. Participa das atividades propostas, no entanto pode envolver-se melhor nas mesmas, realizando os trabalhos individuais em tempo previsto.
Necessita ter mais atenção e concentração nas aulas para maior construção dos conhecimentos e habilidades.
Possui hábitos de trabalho, mas necessita ter mais concentração na realização dos registros.
Participa de atividades recreativas, onde revela crescimento na estruturação e coordenação de pequenos e grandes músculos.
Participa do grupo quando o dialogo desafia pensar e produzir idéias. Tem facilidade de interpretar fatos.
Esta ampliando as formas de ouvir e falar, no entanto necessita ter maior envolvimento nos momentos de rodinha.
Percebe que com seus brinquedos pode criar muitas histórias imaginarias e que também é possível criar seus próprios brinquedos usando a imaginação
Identifica a ordem alfabética, sendo capaz de diferenciar vogais e consoantes. Busca a construção de uma boa grafia.
Sua escrita apresenta progresso para o nível;
Reconhece datas cívicas do município, estado e do país;

Área do conhecimento Matemático

Realiza atividades de selecionar, seriar e classificar;
Identifica e cita partes do corpo;
Conhece as propriedades dos objetos tais como: cor, forma, tamanho e textura;
Consegue contar números em seqüência
Está adquirindo noções de quantidade, estabelecendo correspondência entre os elementos.
Demonstra facilidade em classificar objetos e estabelecer relações e comparações referentes a noção de grandeza.
Esta formando o conceito de número e adquirindo noções de quantidade estabelecendo correspondência entre eles.
Nas atividades que envolvem raciocínio lógico apresenta-se ágil, resolvendo pequenos cálculos matemáticos.
Interpreta historias matemáticas e as soluciona construindo a sentença matemática e o algoritmo dos cálculos, porem às vezes, engana-se devido a desatenção.
E capaz de dispor os numerais naturais na ordem crescente e decrescente, nomeando-os e identificando antecessor e sucessor
Apresenta  facilidade em estabelecer relações referentes a noção de grandeza;

Área de Ciências e Estudos Sociais

Está construindo noção de tempo, relata fatos e acontecimentos utilizando uma seqüência temporal;
Apresenta clareza de idéias e facilidade de expressá-las. Demonstra ter boa memória ao recordar músicas, fatos, histórias, recados e novidades;
Necessita continuar evoluindo sua capacidade de organizar-se no espaço, como também esforçar-se mais no que diz respeito ao capricho na realização dos trabalhos.
Demonstra curiosidade em relação ao estudo dos animais, tendo já elaborado alguns conceitos;
Identifica órgãos dos sentidos e é capaz de estabelecer os cuidados que devemos ter com os mesmos;
Reconhece os hábitos de higiene pessoal e aponta maneiras de auxiliar na higiene da sua residência e da escola;
Diferencia alimentos naturais de industrializados, reconhecendo a importância das frutas, verduras e legumes para ter boa saúde;
Demonstra interesse pelas tradições do povo brasileiro expressado nas festas juninas, bem como pelas brincadeiras folclóricas;

Pareceres  Pré B  - Professora Lúcia
Os nove passos da avaliação
1. Planejar
2. Observar com olhar apurado
3. Investigar os processos de aprendizagem
4. Registrar e organizar as observações
5. Analisar os resultados
6. Comparar tarefas e atividades
7. Recortar os fatos mais relevantes
8. Comunicar a análise
9. Replanejar


o  Núcleo temático:  1º  Trimestre: Identidade e auto-estima

o   2º   Trimestre: Segurança e autonomiA
o  3 º  Trimestre: Senso-crítico e  regras de convívio social

o  Área do desenvolvimento Social

o   Adaptou-se bem a escola, demonstra facilidade em fazer amizades, encontra-se mais confortável  e confiante em suas relações sociais;
o   Matem bom relacionamento com colegas, funcionários e professores;
o   Compartilha jogos, brinquedos e materiais;
o   Brinca e trabalha em grupo;
o   Participa de todas as tarefas;
o   Toma decisões e justifica suas ações
o   Aceita reclamações e criticas necessárias;
o   Assume e cumpre pequenas responsabilidades;
o   Sabe ouvir as outras pessoas e espera a sua vez de falar;
o   Sorri espontaneamente;
o   Usa regas de cortesia
o   Tem iniciativa de perguntar e pede auxilio;
o   Demonstra interesse por coisas novas;
o   Concentra atenção e conclui as tarefas;
o   É criativo, inventa e apresenta sugestões próprias;
o   Manifesta espírito de liderança
o   É alegre e manifesta auto-domínio e auto-confiança;
o   Aceita carinho e contato físico;
o   Obteve progressos no desenvolvimento do grafismo, na organização espacial e na criatividade.
o   Participa de diálogos, relata fatos e apesar de expressar-se com certa timidez, demonstra organização de pensamento. Esta buscando o significado da construção da escrita, formulando hipóteses.
o   Percebe-se crescimento significativo quanto a representação do esquema corporal
o   Revelou dificuldades quanto a hábitos de trabalho, as quais está superando com sucesso;
o   Apresenta clareza de idéias e boa expressão oral em relatos de histórias. Demonstra saber ouvir, respeitando o tempo e o espaço do outro, no entanto pode envolver-se mais nos momentos da rodinha dando opiniões e manifestando seus pensamentos;
o   Diante de alguma dificuldade tenta superar sozinho
o   Prefere brincar sozinho ou em pequenos grupos
o   Apresenta situações de dependência, tendo dificuldade de em controlar seus impulsos emocionais;
o   Procura ampliar suas relações sociais, fazendo novas amizades;
o   Deseja que suas vontades prevaleçam, mesmo se não for o combinado;
o   Estranha pessoas vistas pela primeira vez e inibe-se;
o   Perturba a ordem da classe;
o   Manifesta resistência e timidez;
o   Quando contrariado manifesta choro, solicita o adulto,
o   Chora com freqüência;
o   Expressa sentimento de medo, ciúmes,ansiedade...
o   Precisa ser continuamente supervisionado
o   Acusa fadiga, após quaisquer atividade;
o   Participa das atividades propostas com alegria, no entanto é importante saber discernir os momentos que exigem maior atenção e evitar as brincadeiras;
o   Está utilizando mais a linguagem expressiva em vez de resolver as situações com agressividade física, mas em alguns momentos apresenta dificuldade em controlar seus impulsos
o   Mesmo demonstrando crescimento em seu processo de desenvolvimento sócio afetivo, precisa rever suas atitudes em determinados espaços e atividades, principalmente no recreio;
o   Identifica-se como membro de um grupo demonstrando bom relacionamento interpessoal, partilhando o material individual e coletivo.
o   É responsável com seu material e está organizando-se no espaço na realização das atividades recreativas respeitando regras e superando pequenas frustrações demonstrando segurança em si.
 o  Área do desenvolvimento psicomotor e sensório-motor
o   Faz bom uso de giz-de-cera, giz colorido no quadro,
o   Consegue bom uso do pincel; tesoura e lápis;
o   Identifica sons diferentes;
o   Faz bom uso dos brinquedos do pátio, sala e parque;
o   Anda entre as linhas, sobre as linhas obedecendo um proposta;
o   Tem equilíbrio ao andar, pular, correr, subir escada;
o   Rola e arrasta-se com desembaraço;
o   Rasga e amassa papel, manuseia massa de modelar;
o   Calça-se, despe-se e veste-se sem auxilio;
o   Pula pequenos obstáculos;
o   Pula anda e corre obedecendo ordem dada;
o   Corre e pula com certo equilíbrio;
o   Brinca espontaneamente ao imitar animais, meios de transporte, com bolas, com arcos, de dançar, com jogos de encaixe;
o   Aceita bem atividades de percepção tátil, olfativa, gustativa, auditiva e visual;
o   Corre sem controlar a velocidade, esbarra, tropeça e cai com muita freqüência;
o   Sobe e desce obstáculos, desce escadas: sentando ou alternando os pés;
o   Participa das atividades dirigidas;
o   Espalha peças, enche e esvazia recipientes, transporta brinquedos, brinca com peças, enfileira brinquedos;
o   Desloca volumes empurrando-os
o   Pula com do dois pés juntos;
o   Anda na ponta dos pés;
o   Engatinha, arrasta-se, senta adequadamente, flexiona os músculos;
o   Lança e pega a bola;
o   Executa movimentos de pinça
o   Colore dentro dos limites;
o   Traça linhas
o   Possui iniciação no traçado de letras e números;
o   Desenha com intenção definida e figuras reconhecíveis;
o   Monta quebra-cabeças
o   Faz alinhavos
o   Percebe detalhes nas gravuras;
o   Auxilia com prazer na organização da sala;
o   Lava e enxuga as mãos
o  Área do desenvolvimento Cognitivo e da linguagem oral e escrita
o   Realiza imitação e mímicas;
o   Possui um bom vocabulário  ou é adequado a sua idade;
o   Pronuncia corretamente as palavras;
o   Usa expressões claras e lógicas;
o   Descreve e responde organizando frases;
o   Entende e atende ordens claras e simples;
o   Reproduz histórias com detalhes;
o   Gosta de ouvir historias;
o   Memoriza canções e versos;
o   Realiza uma atividade até o fim;
o   Assimila o que aprende;
o   Sabe criar coisas novas com o material oferecido;
o   Faz movimentos corretos na escrita dos numerais e letras;
o   Interessa-se pelo que está escrito na sala;
o   Reconhece o seu nome e dos colegas
o   Apresenta crescente desenvolvimento da motricidade ampla e fina;
o   Esta buscando o significado na construção da escrita, formulando suas hipóteses e registrando-as;
o   Recomenda-se a continuidade do acompanhamento familiar, contribuindo com a segurança e estrutura para que tenha condições de desenvolver uma imagem positiva de si, confiando mais em suas capacidades.
o   Recomenda-se um acompanhamento sistemático da família, buscando auxiliar para a superação da dificuldade motora fina e desenvolver uma imagem positiva de si, confiando em suas capacidades para que dessa forma possa melhorar seu rendimento escolar;
o   Demonstra dificuldade em compreender determinadas orientações. Participa das atividades propostas, no entanto pode envolver-se melhor nas mesmas, realizando os trabalhos individuais em tempo previsto.
o   Necessita ter mais atenção e concentração nas aulas para maior construção dos conhecimentos e habilidades.
o   Possui hábitos de trabalho, mas necessita ter mais concentração na realização dos registros.
o   Participa de atividades recreativas, onde revela crescimento na estruturação e coordenação de pequenos e grandes músculos.
o   Participa do grupo quando o dialogo desafia pensar e produzir idéias. Tem facilidade de interpretar fatos.
o   Esta ampliando as formas de ouvir e falar, no entanto necessita ter maior envolvimento nos momentos de rodinha.
o   Percebe que com seus brinquedos pode criar muitas histórias imaginarias e que também é possível criar seus próprios brinquedos usando a imaginação
o   Identifica a ordem alfabética, sendo capaz de diferenciar vogais e consoantes. Busca a construção de uma boa grafia.
o   Sua escrita apresenta progresso para o nível;
o   Reconhece datas cívicas do município, estado e do país;
o   Escreve sem modelo        
o   Usa grafias convencionais
o   Utiliza a ordem das letras
o   Conhece os nomes das letras
o   Reconhece outros nomes da classe          
o   Escreve outros nomes sem modelo
o   Utiliza as letras convencionais na escrita dos nomes
o   Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras

o  Área do conhecimento Matemático

o   Realiza atividades de selecionar, seriar e classificar;
o   Identifica e cita partes do corpo;
o   Conhece as propriedades dos objetos tais como: cor, forma, tamanho e textura;
o   Consegue contar números em seqüência,
o   Está adquirindo noções de quantidade, estabelecendo correspondência entre os elementos.
o   Demonstra facilidade em classificar objetos e estabelecer relações e comparações referentes a noção de grandeza.
o   Esta formando o conceito de número e adquirindo noções de quantidade estabelecendo correspondência entre eles.
o   Nas atividades que envolvem raciocínio lógico apresenta-se ágil, resolvendo pequenos cálculos matemáticos.
o   Interpreta histórias matemáticas e as soluciona construindo a sentença matemática e o algoritmo dos cálculos, porem às vezes, engana-se devido a desatenção.
  • E capaz de dispor os numerais naturais na ordem crescente e decrescente, nomeando-os e identificando antecessor e sucessor;
  • Apresenta facilidade em estabelecer relações referentes a noção de grandeza;

o  Área de Ciências e Estudos Sociais

o   Está construindo noção de tempo, relata fatos e acontecimentos utilizando uma seqüência temporal.
o   Apresenta clareza de idéias e facilidade de expressá-las. Demonstra ter boa memória ao recordar músicas, fatos, histórias, recados e novidades;
o   Necessita continuar evoluindo sua capacidade de organizar-se no espaço, como também esforçar-se mais no que diz respeito ao capricho na realização dos trabalhos.
o   Demonstra curiosidade em relação ao estudo dos animais, tendo já elaborado alguns conceitos;
o   Identifica órgãos dos sentidos e é capaz de estabelecer os cuidados que devemos ter com os mesmos;
o   Reconhece os hábitos de higiene pessoal e aponta maneiras de auxiliar na higiene da sua residência e da escola;
o   Diferencia alimentos naturais de industrializados, reconhecendo a importância das frutas, verduras e legumes para ter boa saúde;
o   Demonstra interesse pelas tradições do povo brasileiro expressado nas festas juninas, bem como pelas brincadeiras folclóricas;

É importante dizer que os registros acima são baseados nesta fase e salientar o aluno está em processo constantemente.

PARECERES
Adaptou-se bem a escola, demonstrando facilidade em fazer amizades, encontrando-se mais confiante em suas relações sociais.
Adapto-se bem a nova turma e está passando por um processo de crescimento em todas as áreas, mas é fundamental evoluir no que se refere ao aspecto sócio-afetivo, pois ainda apresenta atitudes de dependência, tendo dificuldade em controlar seus impulsos emocionais. Deseja que suas vontades prevaleçam, mesmo se não for combinado. É importante desenvolver a autonomia.
Relaciona-se bem com os colegas, respeitando as regras estabelecidas pelo grupo e pela escola.
Participa das atividades propostas com alegria, no entanto é importante saber discernir os momentos que exigem maior atenção e as brincadeiras.
Demonstra boa socialização e adaptação à turma. Procura ampliar as relações sociais, fazendo novas amizades. Está utilizando mais a linguagem expressiva em vez de resolver as situações com agressividade física, mas em alguns momentos apresenta dificuldade em controlar seus impulsos. Mesmo demonstrando crescimento em seu processo de desenvolvimento sócio afetivo precisa rever suas atitudes em determinados espaços e atividades, principalmente no recreio.
Identifica-se como membro de um grupo demonstrando bom relacionamento interpessoal, partilhando o material individual e coletivo. É responsável para com seu material e está organizando-se no espaço na realização das atividades recreativas respeitando regras e superando pequenas frustrações demonstrando segurança em si.
Obteve progressos no desenvolvimento do grafismo, na organização espacial e na criatividade.
Participa de diálogos, relata fatos e apesar de expressar-se com certa timidez, demonstra organização de pensamento. Está buscando o significado da construção da escrita, formulando hipóteses. Percebe-se crescimento significativo quanto a representação do esquema corporal.
Revelou dificuldades quanto a hábitos de trabalho, as quais está superando com sucesso.
Apresenta clareza de idéias e boa expressão oral em relatos de histórias. Demonstra saber ouvir, respeitando o tempo e o espaço do outro, no entanto pode envolver-se mais nos momentos da rodinha dando opiniões e manifestando seus pensamentos.
Apresenta crescente desenvolvimento da motricidade ampla e fina.
Está buscando o significado na construção da escrita, formulando suas hipóteses e registrando-as.
Expressa atitudes de solidariedade vivenciando valores e amizades.
Recomenda-se a continuidade do acompanhamento familiar, contribuindo com a segurança e estrutura para que tenha condições de desenvolver uma imagem positiva de si,  confiando mais em suas capacidades
Recomenda-se um acompanhamento sistemático da família, buscando auxiliar para a superação da dificuldade motora fina e desenvolver uma imagem positiva de si, confiando em suas capacidades para que dessa forma possa melhorar seu rendimento escolar.
Demonstra dificuldade em compreender determinadas orientações. Participa das atividades propostas, no entanto pode envolver-se melhor nas mesmas, realizando os trabalhos individuais em tempo previsto.
Necessita ter mais atenção e concentração nas aulas para maior construção dos conhecimentos e habilidades.
Possui hábitos de trabalho, mas necessita ter mais concentração na realização dos registros.
Participa de atividades recreativas, onde revela crescimento na estruturação e coordenação de pequenos e grandes músculos.
Participa do grupo quando o diálogo desfia pensar e produzir idéias. Tem facilidade de interpretar fatos. Está ampliando as formas de ouvir e falar, no entanto necessita ter maior envolvimento nos momentos de rodinha. Está reconhecendo letras e construindo a escrita de acordo com suas hipóteses.
Está adquirindo noções de quantidade, estabelecendo correspondência entre os elementos. Demonstra facilidade em classificar objetos e estabelecer relações e comparações referentes a noção de grandeza.
Percebe-se crescimento significativo quanto à estruturação e a representação do esquema corporal, reconhecendo as partes e funções do corpo.
Está formando o conceito de número e adquirindo noções de quantidade estabelecendo correspondência entre eles.
Nas atividades que envolvem raciocínio lógico apresenta-se ágil, resolvendo pequenos cálculos matemáticos.
Apresenta facilidade em estabelecer relações  referentes a noção de grandeza.
Está construindo noção de tempo, relata fatos e acontecimentos utilizando uma seqüência temporal.
Apresenta clareza de idéias e facilidade de expressa-las. Demonstra ter boa memória ao recordar músicas, fatos, histórias, recados e novidades.
Necessita rever suas atitudes em alguns momentos da aula, como conversas e brincadeiras em hora imprópria.
Necessita continuar evoluindo sua capacidade de organizar-se no espaço, como também esforçar-se mais no que diz respeito ao capricho na realização dos trabalhos.
Necessita da ajuda da familia no sentido de organizar seu horário de estudo para adquerir o hábito da leitura e estudo em casa e realizar os temas de casa, revendo assim o que aprendeu em aula.

Seu material individual permanece organizado, bem como o material de uso comum. Desenvolve  cuidadosamente os temas de casa e os entrega pontualmente.
Apresenta interesse pelas leituras propostas, responde as questões de interpretação dos mesmos, necessitando de auxilio. Aponta facilmente o título e os autores dos textos. Possui habilidades na composição de frases, questionando freqüentemente quanto à dúvidas ortográficas, no entanto, ainda esquece de usar parágrafo, letra maiúscula no início e ponto no final das mesmas.
Cria textos, com uma boa seqüência de idéias. A quantidade de informações apresenta progressos, sendo as mesmas dispostas com organização no espaço disponível.
Escreve alfabeticamente com uma boa caligrafia e legível.
Entende o sistema de numeração decimal e suas representações no ábaco, no quadro de valor de ligar e no material dourado. É capaz de dispor os numerais naturais e ordinais na ordem crescente e decrescente, nomeando-os corretamente e identificando antecessores e sucessores.
Interpreta histórias matemáticas e as soluciona construindo a sentença matemática e o algoritmo dos cálculos, porém às vezes, engana-se devido a desatenção. Realiza facilmente as operações matemáticas de adição com duas e três parcelas sem transporte e as operações de subtração sem reserva, ambas envolvendo uma ou duas ordens.
Demonstra curiosidade em relação ao estudo dos animais, tendo já elaborado alguns conceitos de classificação dos animais vertebrados, reconhecendo também algumas características como a alimentação, o habitat natural, o modo de reprodução, etc.
Identifica os órgãos dos sentidos e é capaz de estabelecer os cuidados que devemos ter com os mesmos.
Reconhece os hábitos de higiene pessoal e aponta maneiras de auxiliar na higiene da sua residência e da escola.
Diferencia alimentos naturais e industrializados, reconhecendo a importância das frutas, verduras e legumes para uma boa saúde.
Demonstra interesse pelas tradições do povo brasileiro expressado nas festas juninas, bem como pelas brincadeiras folclóricas apresentadas.
Percebe que com os seus brinquedos pode criar muitas histórias imaginárias e que também é possível criar seus próprios brinquedos usando bem a imaginação.
Identifica a ordem alfabética, sendo capaz de diferenciar vogais e consoantes. Busca a construção de uma boa grafia cursiva das letras maiúsculas e minúsculas.
Aprecia leituras de histórias, quadrinhos e poemas e os ilustra com facilidade. Relaciona significado e significante, apresentando interesse em ler. Seus textos são coerentes apesar de ainda conterem poucas informações, sua escrita apresenta progresso para um nível silábico alfabético.
Reconhece o dia 7 de setembro como dia da Independência do Brasil e identifica alguns símbolos como Bandeira e o Hino Nacional. Do mesmo modo reconhece o dia 20 de \setembro como dia da Revolução Farroupilha, apontando costumes e tradições do povo gaúcho. Interessa-se pela utilização dos mapas do RGS, do Brasil e do Mundo.
......você é importante para o nosso grupo! Um abraço e um beijo carinhoso!

*    Pareceres

*    Cumpre as regras estabelecidas pelo grupo e é cortês.
*    Demonstra responsabilidade com as tarefas de casa e com a organização do material.
*    Realiza as atividades com ordem, capricho, iniciativa e segurança.
*    Relaciona-se bem com o grupo, colaborando para o bom desenvolvimento do trabalho.
*    Lê com facilidade (certa desenvoltura)
o   Compreende e interpreta com facilidade.
*    Identifica as letras que já foram trabalhadas.
*    É um aluno responsável no cumprimneto das atividades e zeloso com seu material.
*    A letra é legível, bem traçada e o caderno muito organizado.
*    Executa com rapidez as operações de... revelando bom nível de raciocínio lógico matemático.
*    Executa as tarefas com muita facilidade, situando-se no nível alfabético de concepção da escrita.
*    Relaciona-se bem com o grupo, manifestando afetividade e atitudes de respeito aos colegas e professores.
*    Em educação física participa das atividades com o grupo.
*    Demonstra atenção durante todos os momentos da aula e revela facilidade no desenvolvimento das atividades propostas.
*    Seu desempenho no decorrer deste bimestre foi muito bom tendo alcançado plenamente os objetivos propostos.
*    Para que o processo de aprendizagem ocorra de forma global e constante, recomenda-se leitura diária e revisão das atividades realizadas em aula.
*    Enriquece as aulas com informações e experiências.
*    Identifica, representa e escreve os numerais pares e ímpares.
*    Apresenta boa oralidade e gosta de expressar-se oralmente.
*    Apresenta boa coordenação motora para realizar trabalhos de desenhos, pinturas, recorte e colagem, contribuindo, assim para o traçado correto das letras e números.
*    Necessita manter o hábito de ler e estudar diariamente.
*    Recomenda-se continuar aperfeiçoando a aprendizagem através da leitura de bons livros e do estudo diário.
*    Possui domínio dos conteúdos desenvolvidos em aula.
*    Relaciona-se bem com todas as pessoas da escola.
*    Colabora com a preservação do ambiente escolar.
*    Responsabilidade e zelo com os livros da biblioteca infantil.
*    Dedica-se ao prazer da leitura. Parabéns


Não procures a verdade fora de ti, ela está em ti, em teu ser. Não procures o conhecimento fora de ti, ele te aguarda em tua fé interior. Não procures a paz fora de ti, ela está instalada em teu coração. Não procures a felicidade fora de ti, ela habita em ti desde a eternidade.
( Mestre Khane)

PARECER DESCRITIVO (Educação infantil)

1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pato? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?

2. ÁREA PSICOMOTORA
Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo, imagem corporal. Lateralidade.
Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido, lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.
Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira cambalhota, sobe e desce escadas, pula.
Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas, amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear talheres. Acerta alvos, copia figuras.

3. ÁREA COGNITIVA

a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:
Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções?

b) Construção da representação:
1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a etapa em que se encontra (garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou incompleta da figura humana, etc).
2. Escrita:
Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética)?

c) Expressão através de artes plásticas, danças e dramatização:
É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa? Apresenta soluções originais? Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem destaque? Brinca de faz de conta?

d) Desenvolvimento perceptivo:
Visão, audição, tato, olfato e paladar.

e) Atenção:
Condições de atenção e concentração em brincadeiras e atividades, condições de perseverar na tarefa.

f) Memória:
Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.
Observações sobre memória visual e auditiva.

g) Experiências lógico-matemáticas:
Noções de espaço-tempo, conservação de quantidades, de seriação e classificação.
Identifica propriedades, atributos de cor, forma, etc.
Encontra soluções para resoluções de problemas?
Reconhece numerais?
Relaciona número e quantidade?


- OUTRAS OBSERVAÇÕES, COMO BRINCADEIRAS PREFERIDAS, DESEMPENHO NAS AULAS EXTRAS, ETC.

- ENCERRAMENTO: SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE A FAMÍLIA POSSA DESEMPENHAR COM A CRIANÇA EM CASA, NAS FÉRIAS, ETC.

“Você criança, que vive a correr, é a promessa que vai acontecer...
é a esperança do que poderíamos ser...
é a inocência que deveríamos ter...
Você é a criança, que um dia vai crescer!
É a promessa, que vai se realizar!
É a esperança da humanidade se entender! É a realidade que o adulto precisa ver...
e também aprender a ser...”(Lauro Kisielewicz)
Avaliação ou Parecer Descritivo são nomes usados no documento que recebemos informando-nos sobre o desenvolvimento de nossos filhos. Por vezes, penso que o termo avaliação é muito forte, pode passar a idéia de “fôrma”, de que todos estão sendo avaliados de forma padrão, como uma linha de produção. É preciso discernir que é um documento sério, sim. Muito além de uma história bonita, é o registro de como nossos pequenos estão experimentando, ousando sem a preocupação de acertar ou errar. Suavizando com o termo Parecer Descritivo posicionamo-nos com mais cautela. Respeitando sempre que as crianças de 0 a 7 anos “não são”, elas “estão” em formação... tudo pode acontecer! São lagartas em metamorfose, deste processo, se bem amparado, podem nascer belas e únicas borboletas. Independente do nome dado, este documento, se bem feito por professores e equipe especializada, nos fornece dados de como nossas crianças estão se relacionando com o mundo e ocupando seu lugar. Construindo-se como sujeitos. Este relato tão sério e tão apaixonante permeia histórias de minhocas, heróis, dinossauros, famílias, lugares, rotinas prazerosas da infância, que conduzem a uma aprendizagem com significado. E registra o que a memória ama e sempre fica eterno: as primeiras amizades, os primeiros professores, os primeiros amores, as primeiras regras em grupo, o primeiro registro da figura humana... os primeiros momentos de uma infância que determina “todo o resto!!!”.

Esse campo compõe o Registro de Avaliação e se destina ao registro
As palavras acima são um convite à reflexão sobre o papel desempenhado
pelos professores, frente aos muitos desafios que se apresentam no cotidiano escolar.
Dentre esses desafios, a grande responsabilidade que emerge do processo avaliativo,
na perspectiva da avaliação formativa: o compromisso com a aprendizagem e com o
desenvolvimento de todos os alunos.
Assim, avaliar o aluno, assumindo o compromisso com a sua aprendizagem,
implica conhecê-lo. E, para isso, é preciso observá-lo. A observação atenta e reflexiva
é, portanto, um dos procedimentos fundamentais para a prática avaliativa formativa,
e ocorre durante a rotina de trabalho desenvolvida pelo professor com e para os
alunos, nos diversos tempos e espaços escolares.

Mas, como observar cada aluno, diante da dinâmica intensa que se faz presente
nesses diferentes espaços que, em seu conjunto, são ambientes de aprendizagem? - Forneiro (1998) atribuiu à sala de aula uma dimensão mais ampla, entendendo que todo o
espaço escolar é um ambiente de aprendizagem.

Uma boa estratégia é fazê-lo diariamente, a partir de pequenos grupos de cada
vez ou de acordo com a necessidade individual.
Entretanto, considerando-se as limitações próprias da memória humana, para que
essas observações possam subsidiar o processo avaliativo, é necessário que elas
sejam registradas.

A esse respeito, Villas Boas (2004) apresenta algumas orientações:
• “Onde registrar? Estas anotações podem ser feitas em um caderno cujas
folhas possam ser acrescentadas ou retiradas, facilitando assim a inclusão de
novas informações.

Que quantidade de anotações deve ser feita? O importante não é a
quantidade de informações registradas, mas sim, a sua utilidade para o
professor. O exercício desta prática conduzirá à seleção das situações, frases,
ou fatos mais relevantes e que merecem serem registrados.
• O que anotar? As anotações devem ser contextualizadas, ou seja, devem
constar a data, o horário e a situação em que tal fato ocorreu.
• Como anotar? O que foi visto e ouvido é anotado sem interpretações ou
julgamentos. O objetivo dos registros das observações é a construção do
retrato do aluno. As interpretações serão realizadas posteriormente.
• Quando anotar? Estas anotações poderão ser feitas a partir de um
planejamento prévio da observação, ou ainda realizadas espontaneamente,
quando algo interessante acontecer.
• Comentários sobre as necessidades individuais: Enquanto nos outros itens
as anotações se referem ao que foi observado, este espaço é destinado a
registros acerca do “significado do que foi observado, das preocupações e
ações a serem desenvolvidas. Esses comentários referem-se às necessidades
individuais dos alunos. Por exemplo: Isto tem acontecido sempre que ele chega
atrasado. Conversar com ele para saber a razão constante dos atrasos.”
(VILLAS BOAS, 2004, p.101).
As observações realizadas e registradas possibilitam ao professor refletir sobre
as situações evidenciadas. Algumas questões podem orientar essa reflexão, tais
como:
• Que conquistas o aluno demonstrou nesse período, em relação às
expectativas de aprendizagem propostas?
• Que aspectos ainda necessitam ser trabalhados para que ele alcance as
expectativas de aprendizagem propostas?
• Quais foram as intervenções realizadas no sentido de auxiliá-lo na
superação de suas necessidades?
• Como o aluno respondeu a essas intervenções?
• Que outras providências podem ser tomadas para auxiliá-lo?
Certamente, outras questões poderão ser somadas a essas, tendo em vista
outros aspectos que o professor julgue necessários para as suas reflexões e para a
promoção de melhores condições de aprendizagem para o seu aluno.

As anotações das observações realizadas, juntamente com a análise e com a
reflexão a respeito de outros instrumentos de avaliação utilizados, permitem ao
professor identificar as necessidades e potencialidades do aluno, considerando
sempre, o caráter provisório do conhecimento.
Essa postura investigativa, reflexiva e respeitosa, acerca do processo de
aprendizagem do aluno, será uma forte aliada do professor, uma vez que lhe fornecerá
elementos para a reflexão da sua intervenção pedagógica e para a reorganização do
seu trabalho.
A articulação da observação, da reflexão e da intervenção pedagógica fornece
elementos para o preenchimento do Registro de Avaliação, instrumento de registro
individual de avaliação das aprendizagens e do desenvolvimento do aluno.
O Registro de Avaliação
Como já apresentado no início deste documento, o Registro de Avaliação é
um instrumento individual de avaliação das aprendizagens e do desenvolvimento do
aluno das séries/anos iniciais do ensino fundamental. É composto por expectativas de
aprendizagens descritas para cada ano de escolarização, as quais dizem respeito aos
componentes curriculares propostos pelas Orientações Curriculares do Ensino
Fundamental Séries e Anos Iniciais (2009).
O Registro de Avaliação oferece informações sobre o processo de
aprendizagem do aluno e a organização do trabalho pedagógico do professor. É
fundamental para a construção do Registro de Avaliação a articulação entre a
observação, a reflexão e a intervenção pedagógica.
Para a sua utilização deve-se levar em conta a singularidade de cada aluno, de
maneira que o que for registrado reflita a história da construção da aprendizagem e do
seu desenvolvimento em determinado período.
Para realizar a avaliação das aprendizagens do aluno, o professor precisa usar
diferentes instrumentos avaliativos, tais como a ficha, o relatório individual, o portfólio
ou o dossiê, contendo registros sobre as produções (trabalhos, produções individuais
ou grupais) do aluno, os registros das observações que realizar, assim como outros
documentos de que dispuser e que dizem respeito à trajetória do aluno na instituição
educacional.

Aliada ao uso desses instrumentos está a avaliação informal, que segundo
Freitas (1995), se constitui nos relacionamentos entre os professores e os alunos. A
esse respeito, o autor destaca que:
(...) o juízo que o professor faz do aluno afeta suas práticas em sala
de aula e sua interação com esse aluno. Baseado em alguns
elementos objetivos, o professor constrói todo um processo interno
de análise cuja manifestação final é a nota ou o conceito. Esse
processo leva em conta sua memória sobre o aluno, em área como o
desempenho no conteúdo, sua disciplina e motivação para o estudo
e envolve aspectos ideológicos-conscientemente ou não. (p.262).

A avaliação informal está presente nos registros que o professor faz do
processo de aprendizagem dos alunos. Entretanto, nem sempre é prevista, os alunos
não sabem que estão sendo avaliados. Por isso, Villa Boas (2004) afirma que ela deve
ser desenvolvida com ética e responsabilidade, tendo em vista que essa avaliação
também refletirá na construção da auto-imagem e do autoconceito dos alunos.
A propósito, a autora acrescenta, ainda, que a avaliação informal é usada de
maneira positiva quando os alunos são encorajados e não desmotivados ou expostos
a críticas. Esse encorajamento pode acontecer quando o professor:
Dá ao aluno a orientação de que ele necessita, no exato momento dessa
necessidade; manifesta paciência, respeito e carinho ao atender as suas
dúvidas; providencia os materiais necessários à aprendizagem;
demonstra interesse pela aprendizagem de cada um; atende a todos com
a mesma cortesia e o mesmo interesse, sem demonstrar preferência;
elogia o alcance dos objetivos da aprendizagem; não penaliza o aluno
pelas aprendizagens ainda não adquiridas, mas ao contrário, usa essas
situações para dar mais atenção ao aluno, para que ele realmente
aprenda; não usa rótulos nem apelidos que humilhem ou desprezem os
alunos; não comenta em voz alta suas dificuldades ou fraquezas; não faz
comparações; não usa gestos nem olhares de desagrado em relação á
aprendizagem. (p.24).
.
É possível afirmar, com isso, a necessidade do “olhar” atento do professor ao
trabalho pedagógico e a toda dinâmica educativa, afinal a avaliação acontece nas
diferentes atividades educativas.
Os Conceitos do Registro de Avaliação
Esses aspectos referentes à avaliação informal devem ser considerados na
utilização do Registro de Avaliação. Além disso, será relevante que o professor
observe no ano/série em que está atuando, as expectativas de aprendizagem que
foram trabalhadas e como foi o desempenho de cada aluno no decorrer do bimestre.

Para tanto, ao final desse período, o professor indicará um conceito, dos três
apresentados a seguir, que corresponda ao desenvolvimento do aluno em relação à
expectativa da aprendizagem em questão.
O Registro Descritivo
descritivo sintético das conquistas e das dificuldades apresentadas pelo aluno
ao longo do bimestre, considerando o conceito final atribuído em cada componente
curricular. Nele, o professor deverá relatar os aspectos que determinaram o conceito
final quando marcado como Parcialmente Satisfatório ou Não Trabalhado, citando os
conteúdos não aprendido no bimestre. Será fundamental, ainda, explicar as
intervenções pedagógicas propostas pelo professor para possibilitar a aprendizagem
do aluno em questão.
É importante destacar que o objeto do relato é o resultado da avaliação das aprendizagens e do desenvolvimento do aluno. Assim sendo, recomenda-se que seja evitado o emprego de palavras ou expressões depreciativas, comparativas, ou quaisquer outras formas de comunicação que remetem à discriminação ou à sua exposição.
Alguns dos exemplos a seguir ilustram esta orientação:



- Adjetivos comparativos – Maria é a mais levada.

- Adjetivos superlativos – Joana é levadíssima.

- Palavras significando extremo, advérbios de intensidade – José nunca faz...

- Julgamentos que devem ser aferidos por especialistas de áreas específicas
Sônia é hiperativa.

- Generalizações – Laura tem dificuldade na aquisição de conhecimentos.

- Remetem a situações conclusivas negativamente – João não sabe. Flávia não
consegue. (SEDF, s/d)

Essa postura se distancia da finalidade da avaliação formativa, uma vez que
esta rejeita procedimentos dessa natureza, por não propiciarem condições de
aprendizagem e desenvolvimento para os alunos e podem induzir à criação de rótulos
e preconceitos (VILLAS BOAS, 2004)

O processo avaliativo no contexto do trabalho pedagógico reivindica ser
conduzido com ética, como dito antes. Para tanto, é necessário que seja um ato de
acolhimento e não de exclusão; de valorização e de potencialização das
aprendizagens e não de exposição. (ESTEBAN, 2003; LUCKESI, 2003, VILLAS
BOAS, 2004).

Os instrumentos e procedimentos de avaliação, quando utilizados na
perspectiva da avaliação formativa, instituem um trabalho educativo pautado no
exercício permanente de investigação do professor a respeito das necessidades
educativas dos alunos e das práticas que desenvolvem com eles.
Entretanto, é importante ressaltar: o que faz a avaliação ser formativa não é a
utilização ou não de determinado instrumento. Segundo Villas Boas (2006), o que faz
a avaliação ser formativa é a prática do professor.
É relevante, portanto, o envolvimento de toda a equipe escolar no sentido de
fazer da avaliação uma prática a favor da aprendizagem de todos os alunos,
contribuindo para “proporcionar educação de qualidade, que não somente leve a termo
a análise de rendimento escolar, mas sim alternativas de superação das
desigualdades sociais” (SEDF, 2009, p.9). Afinal, “qualidade para poucos não é
qualidade, é privilégio.” (GENTILI, 2002, p.176).

Estamos chegando ao final do ano e começa a nossa loucura para montar os relatórios de nossos alunos. Que tal algumas dicas? 
Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professo, não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.

Quanto à correção:
O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, seja eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.

Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:
O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente, mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.

Quanto à disciplina:
O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula, como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa, porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.

Quanto ao reforço:
O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, se distrai com facilidade, conversa, brinca).

Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.

Quanto à Leitura:
O aluno lê com fluência e entonação adquados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.

Quanto ao uso de óculos:
O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.

Em relação à assiduidade do aluno:
falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.

Em relação a seus materiais:
organiza com ajuda das professoras e inspetora.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.

Em relação aos responsáveis:
- “necessitam” de atenção especiais.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades.

ESTE ANO SERÁ UM SUCESSO SE...
Este ano será um sucesso se...
houver um sorriso de otimismo,
um sonho de beleza em seu coração e
poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,
na inocência das crianças, no silêncio interior,
na amizade, no momento presente,
na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;
sensível ao sofrimento alheio,
grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.

Este ano será um sucesso se...
você for franco sem ferir,
tiver fé em si, no próximo e em Deus e,
acima de tudo, expressar o que pensa do outro
com uma palavra de carinho, de apoio,
de reconhecimento, de bondade e encorajamento.

Este ano será um sucesso se...
você souber vencer a preguiça, o orgulho,
a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,
da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,
ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.

Este ano será um sucesso se...
você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,
estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,
economizando bens materiais,
esbanjando amor e solidariedade,
entendendo a criança e o idoso,
o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.

Este ano será um sucesso se...
você der um “bom dia” de coração e
enfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,
vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,
com a gota de orvalho na flor.

Este ano será um sucesso se...
você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades
que se abrirem diante de você e,
começar cada dia com Deus!

Se você for sensível a tudo isso,
então este ano será um sucesso para você e
para os que viverem ao seu redor!

INTERPRETAÇÃO
Pense no texto, no ano que inicia e responda:
1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam no colégio, na família e amigos seja um sucesso?

2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?

3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavras
No texto diz que “este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras...” O que será que o autor quer dizer com esta expressão?

4) Na sua opinião, é possível vivenciar todas estas atitudes descritas no texto, no dia-a-dia? Justifique.
 5) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:
Intriga:
Intolerância:
• Mesquinhez:
• Solidariedade:
Agora, escreva frases com estas palavras.

6) Faça uma ilustração sobre o texto.
OBS.:
Utilizar o texto no inicio do ano.
Solicitar aos alunos que leiam o texto com a família, conversem sobre ele e elaborem duas regras para uma boa convivência durante o ano.
No outro dia, retomar o texto. Cada aluno lê suas regras e, juntos elaborar as regras da turma.
Lembrem-se:
Estabelecer de 5 a 10 regras no máximo.
Ao longo do trimestre e do ano, as regras devem ir mudando de acordo com a necessidade da turma.
Avaliação:
Quais as regras que nós conseguimos cumprir?
Quais as que devem melhorar?
Que outras regras são necessárias para a nossa turma?

TEXTOS PARA REUNIÃO DE PAIS

Filhos autônomos, filhos felizes - (Cris Poli – Super Nani)

Os pais criam os filhos autônomos quando lhes ensinam aquilo que precisa ser feito, da maneira que acreditam ser correta, capacitando-os para a vida e não os abandonando à própria sorte. Não é preciso se preocupar com o momento de solta-los, pois eles mesmos caminharão com as próprias pernas para fazer tudo o que lhes foi ensinado.
Quando for cobrar, verifique o que foi assimilado e complete com as orientações que ache que ficou faltando. Entretanto, tenha isso em mente: a base para desenvolver a autonomia está em ensinar a seus filhos os valores que você acredita serem corretos e estabelecer regras convenientes. E também deixar claro aquilo que espera deles.
Pais capacitados a educar os filhos sabem dar responsabilidade a eles, sabem até onde podem exigir deles, e não exigem nem mais e nem menos que isso; não extrapolam e nem se omitem e têm a autoridade para impor a disciplina necessária. Se você deseja ser um bom pai ou uma boa mãe, deve – e pode – aprender a fazer tudo isso.
Um casal só se capacita na tarefa de ser pai e mãe por meio de muito diálogo, muito interesse, muita paciência e determinação. O resultado sempre vale a pena. Os pais têm que ter autoridade. Ela é conquistada com respeito, posicionamento, valor e determinação. As crianças reconhecem alguém com autoridade e obedecem a voz de comando.
Deixar os filhos à vontade para fazer o que quiserem torna-os inseguros, sem rumo e infelizes. Senão há quem as oriente e as controle, as crianças, em geral, fica perdidas, não sabem o que fazer. Quando isso acontece, está aberto o caminho que possivelmente levará seus filhos a tornarem-se crianças-problema.
A bíblia diz que os nossos filhos são como flechas na mão do arqueiro. Você precisa saber para onde as atira, pois, se as jogar ao acaso, sem mirar, elas irão parar em qualquer lugar, e, em geral, nunca vão para o lugar que você gostaria.

Meus queridos Pais

Não tenham medo de serem firmes comigo.
Prefiro assim. Isto faz com que me sinta mais seguro.

Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo o que quero.
Só estou experimentando vocês.

Não deixem que eu adquira maus hábitos.
Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado.

Não me corrijam com raiva e nem na presença de estranhos.
Aprenderei muito mais se falarem com calma e em particular.

Não me protejam das conseqüências de meus atos.
Às vezes eu prefiro aprender pelo caminho mais áspero.

Não levem muito a sério minhas pequenas dores.
Necessito delas para obter a atenção que desejo.

Não sejam irritantes ao me corrigir.
Se assim o fizerem eu poderei fazer ao contrário do que me pedem.

Não me façam promessas que não poderão cumprir depois.
Lembrem-se que isso me deixará profundamente desapontado.

Não ponham à prova minha honestidade, mas ensinem-me a ser verdadeiro; pois sou facilmente tentado a dizer mentiras.

Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo.
Isto me afastará dele.

Não desconversem quando eu faço perguntas,
senão eu procurarei na rua as respostas que não tive em casa.

Não mostrem para mim as pessoas perfeitas e infalíveis.
Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro seu.

Não digam que meus temores são bobos, mas, sim,
ajudem-me a compreendê-los.

Não digam que não conseguem me controlar.
Eu julgarei que sou mais forte que vocês.

Não me tratem como uma pessoa sem personalidade.
Lembrem-se de que tenho o próprio modo de ser.

Não vivam apontando os defeitos das pessoas que me cercam.
Isto criaria em mim, desde cedo, um espírito intolerante.

Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas
por mim mesmo. Não queiram me ensinar tudo.

Não desistam de me ensinar o bem, mesmo que eu pareça
não estar aprendendo.

No futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que vocês plantaram.
(Autor desconhecido)


VAMOS CONSERTAR O MUNDO?

Um professor passava o final de semana em sua casa, concluindo sua tese sobre como consertar o mundo. Seu filho, brincando à sua volta, toda hora solicitava sua atenção fazendo perguntas e tirando-lhe a concentração. O professor, com o intuito de distrair a criança, pegou um cartaz do mapa-mundi, recortou em vários pedaços, transformando-o num quebra-cabeça. Pediu então que o menino montasse novamente, esperando que isso o ocupasse por um bom tempo, o suficiente para concluir o seu trabalho.
O menino pegou os pedaços de papel e alguns minutos depois chamou o pai para ver o quebra-cabeça montado. O professor, admirado com a rapidez do filho, pensou que no mínimo o mapa estaria montado errado, mas qual não foi sua surpresa quando constatou que este estava completo e perfeito. Intrigado com o fato, perguntou ao garoto como ele havia conseguido realizar tarefa tão difícil em tão pouco tempo. O menino explicou:
- Pai, você me pediu para consertar o mundo, não foi? Como estava difícil entender aquelas gravuras, resolvi virar as peças do outro lado e percebi que atrás delas havia partes do corpo de um homem. Achei mais fácil consertar o homem do que o mundo. Quando a gravura do homem estava completa, virei o quebra-cabeça do lado contrario e percebi que o mundo havia sido consertado também. Foi fácil!
Naquele momento o pai entendeu que, para consertar o mundo, era preciso primeiro consertar o homem. E assim pôde concluir sua tese.

“Para transformar o mundo que está à sua volta, é necessário primeiro transformar-se a si mesmo.”
·       A LIÇÃO DA BORBOLETA

Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.
Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme
ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através
daquele pequeno buraco.
Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.
O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o
restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo
estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo.
Nada aconteceu!
Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria como a borboleta. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar...
Que a vida seja um eterno desafio, pois só assim voar será realmente possível.

(autor desconhecido)
Pais Brilhantes

- Chore com seus filhos e abrace-os. Isso é mais importante do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas.
- Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força.
- Faça de cada lágrima uma oportunidade de crescimento.
- Estimule seu filho a ter metas.
- Lembre-se: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca.
- Dialogar é falar sobre o mundo que somos. - Abraçar, beijar, falar espontaneamente.
- Contar histórias.
- Semear idéias.
- Dizer não sem medo.
- Não ceder a chantagem.
- Para educar é necessário paciência.
Augusto Cury
·       FILHOS SÃO COMO NAVIOS
Ao olharmos um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.
Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.
Dependendo do que a força da natureza reserva para ele, poderá ter de desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.
Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas.
E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera.
Assim são os FILHOS.
Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.
Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto dos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr os próprios riscos e viver as próprias aventuras.
Certos de que levarão os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola – mas a principal provisão, além da material, estará no interior de cada um:
A CAPACIDADE DE SER FELIZ.
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.
O lugar mais seguro em que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais também pensam ser o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar adentro e encontrar o próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, esse porto para outros seres.
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que, na bagagem, eles devem levar VALORES herdados, como HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.
Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.
A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL E NA CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.
Os pais não devem seguir os passos dos filhos. e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram.
Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partir para as próprias conquistas e aventuras.
Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que
“QUEM AMA EDUCA”.
“COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS”
(Içami Tiba)


Nenhum comentário:

Postar um comentário