terça-feira, 21 de junho de 2016

O TESTAMENTO

O TESTAMENTO

Um homem rico, sentindo-se morrer,pediu papel e pena e escreveu assim"Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres".

Não teve tempo de pontuar e morreu.

Eram quatro os concorrentes.Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete:

"Deixo os meus bens à minha irmã?Não!A meu sobrinho.Jamais será paga a conta do alfaiate.Nada aos pobres".

A irmã do morto chegou em seguida com outra cópia do escrito e pontuou deste modo:

"Deixo os meus bens à minha irmã.Não a meu sobrinho.Jamais será paga a conta do alfaiate.Nada aos pobres".

Surgiu o alfaiate, que, pedindo a cópia do original, fez estas pontuações:

"Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais!Será paga a conta do alfaiate.Nada aos pobres".

O juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade; e um deles,mais sabido, tomando outra cópia, pontuou assim:

"Deixo os meus bens à minha irmã?Não!A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres!".

1-Estudando o texto:
Responda:

a)Por que não se sabe para quem o homem rico queria deixar a herança?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)Conforme a pontuação da última frase, para quem ficaria a herança?
_____________________________________________________________________________________
c)Copie do texto a frase pontuada pela irmã do homem rico:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Este texto eu retirei de um livro de Língua Portuguesa de Educação de Jovens e Adultos do Mec de 1988.Um texto ótimo para trabalhar sobre pontuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário