TANGRAM QUADRADO, OVAL E REDONDO
01 – Responda as questões de acordo com a figura ao lado.

História do Tangram
Existem
várias lendas sobre a origem deste jogo. Uma delas conta que um chinês
deixou cair no chão um pedaço de espelho, de forma quadrada, o qual se
quebrou em sete pedaços. Para sua surpresa, com os cacos do espelho, ele
poderia dar origem a várias formas conhecidas como animais, plantas,
pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas, entre outras.
Uma
outra história do tangram diz que foi inventado por um homen enquanto
tentava consertar os bocados quebrados de um azulejo de porcelana , o
nome do home era Tan. Temos como primeira publicação do Tangram, na
China, em 1813.Na Europa e na America durante o século XIX vemos um
grande interesse por esse jogo.
Sam
Loyd escreveu em 1903 "The Eighth Book of Tan-O oitavo livro de Tan".
Afirmando que este quebra-cabeça fora inventado há 4.000 anos pelo Deus
Tan. Mas o que realmente se sabe é que o tangram é um quebra-cabeça
chinês e que hoje esse jogo milenar tem atraído muitos, tanto para
entretenimento como para auxilio em conceitos matemáticos.
Luciana Gomes Ribeiro Embu - junho de 2009.
a) Quantas peças tem o Tangram?
b) Quantas peças são triangulares?
c) Quantas peças são quadriláteros?
d) Quantas peças são paralelogramos?
02 – Separe as peças do Tangram em grupos, de modo que em cada grupo todas as peças tenham o mesmo número de lados.
a) Em quantos grupos foi possível separar todas as peças?
b) Qual o nome que se dá às figuras de cada grupo?
03 – Brincando com as peças do Tangram, forme de acordo com as ordens da tabela.
Número de peças
Figuras
a) 2 Dois paralelogramos diferentes
b) 3 Um retângulo
c) 4 Dois paralelogramos diferentes
d) 5 Um trapézio
Tangram
Conta-se
que um dia, na China à 4000 anos, o Imperador Tan partiu o seu espelho
quadrado quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete
bocados. Tan, apesar de um pouco aborrecido com a perda do espelho,
descobriu uma forma de se entreter, foi construindo figuras e mais
figuras usando sempre as sete peças, sem as sobrepor. Assim se pensa ter
aparecido o conhecido puzzle chinês, Tangram.
Este puzzle também conhecido pela "placa das sete astúcias", possibilita a construção de diversas figuras partir de sete polígonos muito simples.
Construção do Tangram
Para obter um Tangram basta decompor um quadrado tal como mostra a figura: ![]()
Com
esta decomposição obtém-se sete polígonos, cinco triângulos, um
quadrado e um paralelogramo. Esta construção foi feita de forma a que:
AF=FB=ED
DI=IH=GB
O Tangram também pode ser obtido por simples dobragem de um quadrado de papel, como se pode afirmar na figura seguinte.
| ||||
![]()
Composição de figuras usando o Tangram
A
decomposição e composição de figuras geométricas constituem uma
actividade lúdica e permitem um melhor conhecimento das suas
propriedades e das relações entre os seus elementos. De seguida são
apresentadas algumas imagens construídas com as sete peças do Tangram.
| ||||
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() FIGURAS COM AS PEÇAS DO TANGRAM
Tangram oval
Com
o uso do tangram você pode trabalhar a identificação, comparação,
descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas.,
visualização e representação de figuras planas, exploração de
transformações geométricas através de decomposição e composição de
figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas,
representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. Esse
trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a
visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e
construção.
Este é o Tangran Clássico:Se utilizado em terceiras e quartas séries pode envolver ainda noções de área e frações. ![]() ![]()
Com o Tangran clássico formamos variadas figuras...
![]() ![]()
Esta atividade proporcionará a integração de varios conteúdos da geometria.Veja: 1.Figuras geometricas : sólidos geometricos, regiões planas, contornos; 2.vértice, aresta e face; 3.Retasparalelas e concorrentes; 4.Seguimentos e semi-retas; 5. Ângulos retos, agudo, obtuso e raso; 6.Ângulos complementares, suplementares e opostos pelo vértice; 7.Ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma trans versal. 8.Etc... Construa o tangram CORAÇÃO a partir de sua peça quadrada. materias necessários: lápis e borracha, esquadros, compasso. Atenção aos comandos: 1) Prolongue os seguimentos EC e EA totalizando 5 cm cada. 2) Abra o compasso em 2,5 cm e com o centro no vértice A, trace meia circunferência iniciando no ponto E e achará o ponto F na outra extremidade da meia circunferência. 3) Faça o mesmo com o vértice C e achará o ponto H na outra extremidade da meia circunferência. 4) Com a régua nos vertices E e D trace um seguimento de reta de 4 cm a partir do vértice D, encontrando o ponto M. 5) Una os pontos H e M, M e F. 6) Trace um seguimento paralelo a DM partindo do vértice A e encontre o ponto P. 7) Prolongue os seguimentos DC até à circunferência e encontre o pontoR. 8) Faça o mesmo com seguimento DA e encontre o ponto S. 9) Trace um seguimento de reta perpendicular a AP partindo do vertice A e encontre o ponto X. Seu TANGRAM de CORAÇÃO está pronto para ser recortado e trabalhado! ![]() ![]() |
Conteúdos:- Múltiplos e divisores de um número natural;
- Números primos.
Objetivos:
- Saber reconhecer os múltiplos e divisores de um número natural;
- Entender o conceito de números primos;
- Resolver problemas procurando seus dados alguma regularidade que permita sua resolução, quando possível.
Habilidades:- Raciocínio lógico;
- Resolução de problemas;
- Integração.
Metodologia:
O desafio pode ser apresentado como atividade, em que o professor vai observar conhecimentos prévios em relação ao conteúdo proposto. Ou após a explicação como atividade de fixação.
Poderá ser resolvido em dupla, para que haja melhor integração entre os alunos.
- Números primos.
Objetivos:
- Saber reconhecer os múltiplos e divisores de um número natural;
- Entender o conceito de números primos;
- Resolver problemas procurando seus dados alguma regularidade que permita sua resolução, quando possível.
Habilidades:- Raciocínio lógico;
- Resolução de problemas;
- Integração.
Metodologia:
O desafio pode ser apresentado como atividade, em que o professor vai observar conhecimentos prévios em relação ao conteúdo proposto. Ou após a explicação como atividade de fixação.
Poderá ser resolvido em dupla, para que haja melhor integração entre os alunos.
JOGO
TANGRAM CORAÇÃO PARTIDO

Conteúdo:
- Polígonos.
Objetivos:- Identificação de diferente polígonos;
- Associação da Geometria como forma de desenvolver o gosto pela matemática.
Habilidades:- Criatividade;
- Análise;
- Observação;
- Classificação.
Metodologia:
O Tangram coração partido é um quebra-cabeça que possibilita as mais diversas atividades. Ele explora a coordenação motora, envolvendo relações entre parte de uma figura e sua totalidade, assim como sua composição.
É muito importante que os alunos tenham oportunidade de manipular as peças desse quebra-cabeça. Para isso, com as peças embaralhadas o professor deve orientá-los a remontar e depois criar algumas figuras usando todas as peças.

Conteúdo:
- Polígonos.
Objetivos:- Identificação de diferente polígonos;
- Associação da Geometria como forma de desenvolver o gosto pela matemática.
Habilidades:- Criatividade;
- Análise;
- Observação;
- Classificação.
Metodologia:
O Tangram coração partido é um quebra-cabeça que possibilita as mais diversas atividades. Ele explora a coordenação motora, envolvendo relações entre parte de uma figura e sua totalidade, assim como sua composição.
É muito importante que os alunos tenham oportunidade de manipular as peças desse quebra-cabeça. Para isso, com as peças embaralhadas o professor deve orientá-los a remontar e depois criar algumas figuras usando todas as peças.
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