PROJETO JOÃO E MARIA
PROJETO JOAO E
MARIA
Objetivo:









O
que o aluno poderá aprender com esta aula
Ouvir e interpretar oralmente a
história de João e Maria.
Após contar a história às crianças, leve-as para quadra e separe-as em dois grupos. O primeiro grupo terá algumas pedrinhas e deverá sair primeiro fazendo um caminho, jogando-as pelo chão, trilhando um caminho de pedras, seguindo a orientação de um mapa da escola, por onde estará indicado onde deverão percorrer.
Após contar a história às crianças, leve-as para quadra e separe-as em dois grupos. O primeiro grupo terá algumas pedrinhas e deverá sair primeiro fazendo um caminho, jogando-as pelo chão, trilhando um caminho de pedras, seguindo a orientação de um mapa da escola, por onde estará indicado onde deverão percorrer.
O segundo grupo, sem ver o caminho
que o primeiro grupo traçou, nem o mapa que foi disponibilizado à eles com o
caminho correto, deverá seguir o caminho de pedrinhas e procurar as crianças
pela escola. Ao achá-los, poderão trocar os grupos, sendo que, quem procurou
deverá fazer o caminho com as pedrinhas e vice-versa.
Duração
das atividades
12 Aulas
-Cd
– ouvir a história no CD
-no
data show, visualizar a história sem legenda, só com imagens
Apresentar
o livro para os alunos, explorando a capa e o nome do autor.
Perguntar para os alunos se reconhecem os personagens. De onde?
Identificar então as características dos personagens:
Aproveitar para levantar o conhecimento que os alunos têm sobre esses personagens, antes de ler a história de João e Maria.
Após a conversa, ler o livro para a turma, mostrando as ilustrações de cada página, à medida em que vai contando a história.
Depois da leitura, trabalhar oralmente a interpretação através de questões relacionadas ao conto de João e Maria.
Interpretação da história por escrito
Perguntar para os alunos se reconhecem os personagens. De onde?
Identificar então as características dos personagens:
Aproveitar para levantar o conhecimento que os alunos têm sobre esses personagens, antes de ler a história de João e Maria.
Após a conversa, ler o livro para a turma, mostrando as ilustrações de cada página, à medida em que vai contando a história.
Depois da leitura, trabalhar oralmente a interpretação através de questões relacionadas ao conto de João e Maria.
Interpretação da história por escrito
Texto
lacunado
Ortografia:
R e RR
Cruzadinha
Mapa
mental sequenciado
João
e Maria jogo rápido
Espaçamento
entre as palavras
Sequência
da História
Listar
os doces
Escrever
um bilhete para João e Maria
Identificar
os personagens da história
1- Os pais de João e Maria conversavam sobre a
dificuldade que estavam passando. Qual foi a sugestão da madrasta?
2-
Os meninos ouviram a conversa dos pais.
Qual foi o plano deles para garantir o retorno para casa?
Deu certo? Por quê?
Qual foi o plano deles para garantir o retorno para casa?
Deu certo? Por quê?
3-
Os meninos perdidos na floresta avistaram uma casa. Como era?
O que eles fizeram?
O que eles fizeram?
4- Até que apareceu a dona da casa. Quem era?
5- O que ela fez com João e Maria?
6-
A bruxa queria engordar João para poder comê-lo.
Qual foi a ideia de João para enganar a bruxa?
Qual foi a ideia de João para enganar a bruxa?
7-
Até que um dia, a velha pediu à Maria para acender o forno.
Ela aproveitou a situação. O que a menina fez então?
Ela aproveitou a situação. O que a menina fez então?
8- Os meninos fugiram. O que levaram com eles?
9- Que fim tiveram os meninos?
10- O que aconteceu com a madrasta?
Recursos
Complementares
-casinha de doces
-
Veja como sugestão, aula no Portal do Professor: “Achiqué”- versão peruana de
João e Maria. Autor: Ana Letícia Lima Guedes.
- livro: João e Maria - Coleção Clássicos Cintilantes. Ed. Todolivro.
- CD Coleção Disquinhos: João e Maria
- Veja outra versão do conto de João e Maria em:
- livro: João e Maria - Coleção Clássicos Cintilantes. Ed. Todolivro.
- CD Coleção Disquinhos: João e Maria
- Veja outra versão do conto de João e Maria em:
João e Maria
Você
quer fazer uma casinha como esta com balas de goma?
É super
simples
Você vai precisar de:
Isopor
palitos de dentes
Vários pacotes de bala de gomas
1 rolo de papel alumínio
Modo de fazer
Você vai precisar de:
Isopor
palitos de dentes
Vários pacotes de bala de gomas
1 rolo de papel alumínio
Modo de fazer
Você
fará uma casinha com o isopor e a encapará com o papel alumínio
partirá os palitos de dentes ao meio, espetará a metade dos palitos nas balas e aplicará na casinha.
Se preferir faça as portas e janelas com uma determinada cor de bala (uma cor bem forte, de destaque) e depois preencha as "paredes" da casa com balas de cores claras.
Se você quizer, poderá fazer castelos, carrinhos, pois é o mesmo procedimento, se a casinha for ficar exposta muito tempo é legal você cobri-la com papel filme transparente ou coloca- la em um saco próprio para embalar cestas de café da manhã, pois estes sacos você encontra com facilidade, eles são grandes e o custo é pequeno.
Para fazer uma casinha como esta, você gastará em média R$ 20,00.
Você pode usar a casinha para decoração de festas, decorar uma mesa de doces para seus alunos e pode contar a Estória de João e Maria e usar a casinha para explicar as crianças como a casa de doces atraiu as crianças na Estória e no fima da aula, saborear as balas com seus alunos.
partirá os palitos de dentes ao meio, espetará a metade dos palitos nas balas e aplicará na casinha.
Se preferir faça as portas e janelas com uma determinada cor de bala (uma cor bem forte, de destaque) e depois preencha as "paredes" da casa com balas de cores claras.
Se você quizer, poderá fazer castelos, carrinhos, pois é o mesmo procedimento, se a casinha for ficar exposta muito tempo é legal você cobri-la com papel filme transparente ou coloca- la em um saco próprio para embalar cestas de café da manhã, pois estes sacos você encontra com facilidade, eles são grandes e o custo é pequeno.
Para fazer uma casinha como esta, você gastará em média R$ 20,00.
Você pode usar a casinha para decoração de festas, decorar uma mesa de doces para seus alunos e pode contar a Estória de João e Maria e usar a casinha para explicar as crianças como a casa de doces atraiu as crianças na Estória e no fima da aula, saborear as balas com seus alunos.
Você
pode fazer o telhado da casa com bis (chocolate) e as paredes com chocolates de
outras marcas, ex: charge, prestigio huuuuum
Paçocas, pés de moleque e doces de leite podem também servir de material
Paçocas, pés de moleque e doces de leite podem também servir de material
Narrador: Era uma vez um menino
chamado João e sua irmã Maria, que moravam em uma casa perto da floresta. Um
dia, sua mãe pediu que fossem buscar galhos secos para acender o fogo. Não
pecisavam trazer muitos, apenas o bastante para acender a lareira.
Mãe:
- Não vão muito longe. Os galhos que
temos aqui perto já servem, não vão se perder por aí...
João:
- Pode deixar mamãe, vamos voltar
logo!
Narrador: E lá se foram os dois
procurar gravetos secos por ali, entre várias brincadeiras. Não queriam ir
longe, mas estavam tão curiosos com a floresta que resolveram arriscar só um
pouquinho. Maria teve uma idéia genial: foi marcando todo o caminho, para saber
por onde voltar: assim não iriam se perder. E bricaram à vontade. Já estava
querendo escurecer quando resolveram voltar. Maria foi logo procurando os
pedacinhos de pão que deviam estar marcando o caminho, mas... Os passarinhos
que moravam ali estavam achando ótimo aquele lanchinho, e não deixaram nem um
miolinho de pão sobrar. Não havia como achar o caminho de volta para casa. A
idéia de marcar o caminho tinha sido ótima, mas não com pedacinhos de pão.
Maria:
- Agora estamos os dois com fome e
perdidos!Andaram de um lado para outro, mas nada de encontrar o caminho de
casa, cada vez mais escuro.
Narrador:
A noite já tinha chegado, quando João
teve uma boa idéia:
João:
- Vou subir na árvore mais alta e ver
se encontro alguma casa para passarmos a noite.
Narrador:
Maria achou ótima, pois já estava
muito assustada com os ruídos da noite na floresta. E João encontrou alguma
coisa:
João:
- Tem uma luz daquele lado! Vamos lá
ver!
Narrador:
Os dois correram na direção da luz
acesa da casa mais próxima. Ao chegarem, viram uma velhinha que parecia muito
boazinha e sorridente.
Bruxa:- Venham cá! Venham, meus
amiguinhos. Aqui vão encontrar muita comida gostosa. (os dois estavam morrendo
de fome)
Narrador
Narrador
Então viram a casa de perto:
Maria:- Uuuuau!
Narrador:
As paredes eram de chocolate com
castanhas, o telhado era de brigadeiro, as portas de biscoito fresquinho, as
janelas de gelatina, tudo enfeitado com caramelo, sorvete e balas coloridas.
Maria: Uhmmm!
Bruxa:
- Comam tudo, meu amiguinho é para
vocês. Depois podem descansar em camas fofinhas e bem quentinhas. Amanhã
acharemos a casa de vocês.
Narrador:
E os dois obedeceram à contentes, e
acabaram dormindo cansados de um dia tão cheio. Acordaram antes do sol nascer,
pensando que estavam na maravilhosa casa de doces. Mas, que nada: A casa tinha
desaparecido como se fosse mágica. Em seu lugar havia uma horrível casa de
bruxa, com morcegos e tudo. Uma gargalhada terrível vinha da escada, por aonde
chegou à bruxa malvada com sua coruja:
Bruxa:
- Pensaram que iam escapar, não? Vão
ficar presos aqui para sempre, e nunca mais vou deixar que voltem para casa.
Ha! Ha! Ha!
Narrador:
A bruxa mandou Maria para a cozinha
preparar comida para todos: agora ela era a empregada da casa. Tinha que fazer
todo o serviço, se não... Prendeu João numa gaiola e disse:
Bruxa:
- Menino: trate de ficar bem gordinho!
Quando estiver pronto, vai virar o meu jantar especial. Ha! Ha! Ha!
Narrador:
Maria foi a primeira a reparar que a
bruxa malvada não enxergava bem. Tudo ela trazia bem perto dos olhos para ver
direito. Para saber se João estava engordando bem, toda noite chamava o menino
e mandava que mostrasse o seu dedinho da mão. Apertava bem, e dizia que ainda
estava muito magrinho.
Bruxa:
- Maria! Faça mais comida! Ele tem
que engordar. Depressa! Narrador: João, preso na gaiola já nem sentia fome, de
tão triste que estava. Queria voltar a ser livre, correr solto com seus amigos
e brinquedos. Lembrava bem como isso era bom. Maria tentava encontar uma saída
para os dois, enquanto fazia o serviço sem nenhum brinquedo. Tinha saudades de
tudo em casa, mas, como enganar a bruxa e fugir?
Narrador:
Foi na cozinha que teve uma idéia: Colocou
para assar no espeto uma galinha, escondendo um ossinho comprido e bem fininho.
Quando levou a comida para João, disse a ele bem baixinho, para a bruxa não
escutar:
Maria:
- Esconda este ossinho para fingir
que é seu dedo bem magrinho e enganar a bruxa. Ela não enxerga quase nada...
Bruxa:
- Quietos aí! Quem disse que podem
conversar?
Narrador:
Desse dia em diante, João sempre
mostrava o ossinho para a bruxa apertar quando ela queria saber se ele já
estava bem gordinho. Bruxa:- Maria! Esse menino está magro como um palito. Faça
mais comida!
Narrador:
E Maria fazia muitas coisas para que
os dois ficassem bem fortes para poder fugir. Em toda parte, a menina procurava
o lugar onde a bruxa escondia a chave da gaiola, mas não conseguia encontrar. Tudo
agora dependia da força de João para fugirem dali. Naquela noite, João se
esforçou muito, e acabou conseguindo soltar a grade da gaiola. Tinha ficado bem
forte, e a bruxa nem sabia disso. Os dois correram para se esconder na floresta
antes que a bruxa acordasse. Na luz do dia, conseguiram achar o caminho de
casa, e nunca mais voltaram naquele lado da floresta.
Fim
AUTODITADO
1.
|
4.
|
7.
|
10.
|
2.
|
5.
|
8.
|
11.
|
3.
|
6.
|
9.
|
12.
|
Pinte, recorte, monte e brinque com os
dedoches
Por que você acha que a bruxa é má?
Nenhum comentário:
Postar um comentário