PROJETO CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSINHOS
Projeto
CachinhosDourados
e osTresUrsinhos
Complete as Partes do Rosto da Cachinhos Dourados com as fichinhas:
Sequência Didática
Gênero: Contos de Fada
Objetivo do Projeto:
Desenvolver o prazer pela leitura, apreciando as histórias,
compreendendo seu enredo, identificando personagens, memorizando as
histórias e ampliando o vocabulário nela envolvido e assumindo o
desafio de tornarem-se contadoras de histórias para os pais. A
apresentação dos livros, a percepção de que os livros trazem histórias,
informações e conhecimentos, e que estimulam a imaginação e o incentivo à
leitura.
Ano: 2011
Tempo estimado: 12 aulas
O que o aluno poderá aprender no AtelIê das Letras
Ouvir a leitura da História em várias versões
Interpretação oral da história e identificação das características dos personagens;
Identificar onde se passa a história;
Gramática: grau do substantivo;
Espaçamento: identificar os espaços entre as palavras e colorir;
Formação de palavras e frases;
Caça-palavras;
Identificar se as afirmações são verdadeiras ou falsas,
Conhecer e usar palavras de cortesia;
Palavras cruzadas;
Participar de momentos de interação e integração;
Desenvolver a observação;
Expressar-se por meio da expressão facial.
Sistematização metacognitiva e metalinguística
Planejamento das atividades
Contar a hisória em várias versões ( varal, livro, texto, ilustrações)
Ouvir a música da Cachinhos Dourados
Manuseio dos fantoches pelas crianças
Contando uma história com sons:
Era uma vez, uma família de ursos: o Pai Urso(som na sacola de papel), a Mãe Urso(som de batida na mesa com fórmica) e o Pequeno Urso(som de tilintar na xícara de café). Os três moravam numa bela casinha, bem no meio da floresta (som com folhas secas e sacos plásticos para fazer a floresta).
O
Papai Urso, o maior dos três, era também o mais forte e tinha uma voz
bem grossa. A Mamãe Urso era um pouco menor, delicada e tinha uma voz
meiga. O Pequeno Urso era o menorzinho e sua voz era fininha.
Certa manhã (som como se fosse galo cantando numa lata com um barbante parafinado), ao se levantarem, Mamãe Urso fez um delicioso mingau.
Porém, o mingau estava muito quente (batida de uma colher num prato fundo, como se estivesse fazendo omelete e esfriando o mingau).
Sendo assim, mamãe Urso propôs que fossem dar uma voltinha junta pela floresta, enquanto o mingau esfriava.
E assim fizeram. Mamãe Urso deixou o mingau em suas tigelinhas, esfriando em cima da mesa e os três ursos saíram pela floresta (som
dos passos na mesa de madeira do professor, sem fórmica, com os dedos,
como pessoas andando e das folhas secas e do saco plástico também).
Enquanto eles estavam fora, apareceu por ali uma menina de cabelos loiros cacheados, era conhecida como Cachinhos Dourados (reproduzir o som do pires da xícara de café e os passos na floresta).
Ela morava do outro lado da floresta, e tinha o mau hábito de sair de casa sem avisar seus pais.
Quando se aproximou da casinha dos ursos, já muito cansada de tanto andar (fazer a respiração profunda de cansaço), resolveu bater na porta (batida forte na mesa).
Bateu, bateu, mas ninguém respondeu. Assim, ao perceber que a porta estava apenas encostada, resolveu entrar (som da porta abrindo, rangendo gravada)
Ao entrar, viu na mesa as três tigelinhas de mingau.
Como estava com muita fome, e não viu ninguém na casa, resolveu provar a iguaria (som de huuuummmmm…) e inspirar profundamente para perceber o cheiro do mingau.
Provou, então, o mingau da tigela maior, mas achou-o muito quente (fazer som com a boca de que está quente e a colher encostando no prato).
Provou o da tigela do meio e ainda achou-o quente (novamente som com a boca e com a colher no prato).
Provou o mingau da tigelinha menor e achou-o delicioso, não resistiu e comeu-o todo (novamente o huuummm e várias vezes com a colher no prato).
Após comer o mingau, Cachinhos Dourados foi em direção à sala (passos com os dedos na mesa de madeira).
Achou a primeira cadeira muito grande (batida forte em uma almofada) e levantou-se a seguir (novamente passos com os dedos).
Sentou-se, então, na cadeira do meio, mas achou-a desconfortável e ainda grande demais (batida menos forte na almofada).
Sentou-se na cadeirinha menor e achou-a muito confortável e num bom tamanho (batida na almofada e som de prazer, ex: ahhhhhh!!! ).
Porém, sentou-se tão desajeitadamente que a quebrou (barulho de madeira quebrando com um galho seco de árvore: “creck” e um grito).
Encontrou um quarto (passos de caminhar novamente) com três caminhas, uma grande, uma média e uma pequena.
Tentou deitar-se na cama maior, mas achou-a muito dura (batida com os dedos espalmados na mesa). Deitou-se na do meio e ainda estava um pouco dura(batida com os dedos espalmados na mesa mais devagar). Deitou-se na menor e achou-a muito boa (batida com os dedos espalmados na mesa e som de bem estar com a boca, tipo do hummm). Estava tão cansada que não resistiu e acabou pegando no sono (respiração profunda e barulho de ronco).
Enquanto ela dormia, os ursinhos voltaram do passeio(passos com os dedos dos três ursos juntos).
Estranharam a porta aberta, e logo perceberam que alguém havia estado ali.
__Alguém mexeu no meu mingau! - rosnou o Papai Urso (som de Ohhh!! Bem grave)
__Alguém comeu do meu mingau! – disse brava a Mamãe Urso (som de Ohhh! Mais fraco)
__ Alguém comeu todo o meu mingau! –gritou o Pequeno Urso (grito agudo).
Os três ursos se dirigiram para a sala (passos com os dedos). Papai Urso olhou para sua cadeira e exclamou:
__ Alguém sentou na minha cadeira! (batida forte na almofada)
__ Alguém sentou na minha cadeira! (batida forte na almofada)
Mamãe Urso reclamou:
__ Alguém também sentou na minha cadeira! (batida menos forte na almofada)
__ Alguém também sentou na minha cadeira! (batida menos forte na almofada)
O Pequeno Urso, chorando, queixou-se:
__ Alguém quebrou a minha cadeirinha! (choro e gritos bem agudos)
__ Alguém quebrou a minha cadeirinha! (choro e gritos bem agudos)
Foram em direção ao quarto. (passos com os dedos)
Papai Urso olhou para sua cama e perguntou:
__ Quem deitou na minha cama? (batida forte com os dedos espalmados na mesa)
__ Quem deitou na minha cama? (batida forte com os dedos espalmados na mesa)
Mamãe Urso olhou para sua cama e disse:
__Alguém esteve deitado na minha cama e deixou-a bagunçada! (batida menos forte com os dedos espalmados na mesa)
__Alguém esteve deitado na minha cama e deixou-a bagunçada! (batida menos forte com os dedos espalmados na mesa)
O Pequeno Urso, muito bravo, gritou:
__Alguém está deitado na minha caminha! (Gritos agudos de supresa e espanto)
__Alguém está deitado na minha caminha! (Gritos agudos de supresa e espanto)
Cachinhos Dourados acordou com o grito de Pequeno Urso.
Ficou muito assustada ao ver os três ursos bravos olhando para ela. (Novamente gritos com timbre agudo, de surpresa e espanto, como voz de menininha)
Seu
susto foi tão grande que em um só pulo saiu da cama e já estava
descendo as escadas. Mal deu tempo para que os ursos piscassem os olhos.
Num segundo pulo, Cachinhos Dourados saiu correndo pela floresta,
rápida como o pensamento (barulhos de passos bem rápidos na mesa, no plástico, nas folhas secas, com os gritos agudos indo ao longe).
Depois
desse enorme susto a menina aprendeu a lição, nunca mais saiu de casa,
muito menos entrou em casa de ninguém sem ser convidada. (som de
porta sendo aberta, fechada com força e um som harmonioso, tipo música
de ninar, para representar o bem-estar de voltar para casa).
Oralidade:
Como eram os personagens:
Papai Ursão:
Mamãe Ursa:
Ursinho:
Os personagens da história são pessoas ou animais? Domésticos ou silvestres?
Eles eram uma família ou apenas tinham tamanhos diferentes?
Como era a cadeira de cada um deles?
Como era o prato de cada um deles?
Como era a cama de cada um deles?
Que palavras que estão no texto no grau: normal, diminutivo e aumentativo:
O que você acha da atitude Cachinhos de Ouro no final da história?
Podemos entrar sem sermos convidados na casa das pessoas?
Qual a palavra de cortesia que ela deveria ter dito quando acordou?
Que outras palavras de cortesia você conhece e usa?
É uma história urbana ou rural? Por quê?
Mude este final:
Com esse barulho todo, Cachinhos de Ouro acordou assustada. Olhou para cada um dos ursos e saiu correndo. Até se esqueceu de pedir desculpas.
História européia de 1837 tem 174 anos.
Recorte de revista o nome da menina e cole:
Leitura do conto de varal
NOME: ____________________________________________________
DATA: _____________ PROFESSORA: _______________________
Objetivo: utilizar conhecimentos prévios acerca do conto ‘Cachinhos Dourados’ produzir um texto.
RE-ESCRITA DO CONTO CACHINHOS DOURADOS
UTILIZE
INFORMAÇÕES QUE VOCÊ JÁ TEM SOBRE O CONTO ‘CACHINHOS
DOURADOS’ E OS DESENHOS ABAIXO PARA ESCREVER A HISTÓRIA. ANTES
DE COMEÇAR SUA ESCRITA, NUMERE OS QUADRINHOS NA SEQUÊNCIA
CORRETA EM QUE ACONTECEM:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Use a criatividade e invente um sonho para Cachinhos Dourados:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ditado de palavras e colorido
Localize no desenho, escreva o nome e contorne na cor que professora disser:
Árvore-verde
Céu azul
Nuvem-branca
Telhado-marrom
Casa-amarela
Avental-laranja
Mamãe ursa-amarelo queimado
Colete-marrom
Papai urso-bordô
Bebê urso-rosa
Chão- marrom
Leitura do livro varal, ditados
Recortar e Colar palavrinhas com ch:
Complete as frases usando o desenho:
Os ursinhos moravam numa......................................... na .............................................
A ................................................ do ....................................... quebrou a perna.
A .................................... do papai era dura.
O ....................................... estava quente.
Quando estou com fome eu quero .........................................
Escreva o nome das partes indicadas:
INFORMAÇÕES URSO PANDA:
· Os pandas vivem nas florestas da regiões montanhosas do sudeste da China
· Vivem em cavernas e no oco de árvores
· Apesar de serem carnívoros, alimentam-se principalmente de folhas e brotos de bambu. Comem também alguns insetos e ovos como fontes de proteínas
· Possuem um comportamento dócil, tranquilo e tímido. São raros os casos em que um urso panda atacou um ser humano.
· São também chamados de: urso felino, urso de faixa e gato ursino
· Ao contrário de outras espécies de ursos, os pandas não hibernam durante o inverso
· Durante a fase da primavera ocorre o acasalamento, sendo que os filhotes, geralmente dois, nascem na época do inverno
· As patas do urso panda possuem cinco dedos
· Os filhotes de urso panda nascem com, aproximadamente, 2 kilos de peso
· Possuem dentes e mandíbulas muito fortes para poderem triturar os brotos de bambu
· Em média um urso panda vive durante 12 anos
· Esta
espécie encontra-se em situação de extinção provocada, principalmente,
pela baixa taxa de natalidade, caça indiscriminada (no passado) e pela
destruição das florestas onde vivem. A reprodução em cativeiro ocorre em
diversos zoológicos e centros de pesquisa animal espalhados pelo mundo
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Comprimento: 1. 5 metro em média
Gestação: 7 a 9 meses
Cor: preto e branco
Peso: pode chegar a 150 kilos.
Gestação: 7 a 9 meses
Cor: preto e branco
Peso: pode chegar a 150 kilos.
Delícia de Banana
· Ingredientes
4 bananas dágua fatiadas
1/2 xícara de chá de açúcar com canela
1 l de leite
5 colheres de sopa de amido de milho
3 gemas
3 claras
Em um refratário, coloque as bananas fatiadas, polvilhe com o açúcar com canela e reserve
Prepare um mingau com o leite, o amido de milho e as gemas
Despeje o mingau sobre as bananas fatiadas
Bata as claras em neve, acrescentando açúcar até formar um suspiro e despeje em cima do mingau
Leve ao forno até que doure o suspiro
Após esfriar leve para geladeira
Fazendo Arte
Caixa dos Sentimentos
Primeiro Momento:
Em
roda, faça uma a brincadeira da Ginástica Facial. É o seguinte, com o
comando do professor, as crianças deverão fazer ginástica com o rosto.
Há várias possibilidades: jogar beijinhos; soltar sons de estouro – Pum!
Bum! Pá!; encher as bochechas de ar só de um lado, depois do outro
lado, encher toda a boca; fazer caretas usando a boca, para os lados,
fazer bico, abrir a boca, sorrir de lábios fechados, sorrir de lábios
abertos; soprar: fazer ventinhos na palma da mão; fazer barulho de
spray: tss, tss, tss, tss, tss; abrir e fechar a boca mostrando os
dentes; com os lábios relaxados fazer brrrrrrr (som do carrinho); com a
língua no céu da boca, fazer trrrrrrrrrrrr; criar exercícios sonoros com
as vogais : aaaaaaaaaaaaaaaa, eeeeeeeeeeeeeee, iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii,
ooooooooooooooo, uuuuuuuuuuuuuuuu; piscar os dois olhos, piscar o olho
direito e depois o esquerdo; franzir a testa. Expressões de sentimentos
como alegria, tristeza, dor, raiva, etc. O professor não precisa fazer
todos de uma só vez. Coloquei várias possibilidades que poderão ser
contempladas em diferentes momentos.
Segundo Momento:
Construa
um Jogo da memória com expressões – dois pares de cada: alegria,
tristeza, raiva, dor, susto, medo, criança jogando beijo, criança
fazendo careta, criança franzindo a testa, etc. Lembre-se que o número
de cartas deve ser igual ao número de crianças na sala. Leve o jogo para
sala e jogue na rodinha. Pode-se organizar as turmas em dois grupos em
que um grupo joga e o outro assiste. Depois pode ser feita o contrário,
quem assistiu joga e quem jogou assiste. Ao final do jogo, cada criança
pega uma carta. Proponha uma brincadeira em que terão de encontrar seus
pares. Ao se agruparem de acordo com a expressão tirada, todos se
sentam. Cada dupla fará a mímica da expressão da carta e as outras
crianças terão que dizer qual a expressão está sendo representada. É
muito divertido!
Terceiro Momento:
Proponha
uma atividade para continuar desenvolvendo o senso de observação e a
atenção das crianças. O nome da brincadeira é “Onde mudou?”. Para isso
leve para a sala vários acessórios, como brincos grandes, colares,
gravatas, chapéus, pulseiras, relógios, etc. Escolha uma criança e
peça-lhe que escolha alguns dos acessórios e use-os. Peças às outras
crianças que observem a criança escolhida: como está vestida, o que está
usando que não é habitual, etc. A criança que usou os acessórios deverá
sair da sala e retirar ou acrescentar outro acessório. Por exemplo,
tirar um colar ou uma pulseira. Ao voltar para a sala, as crianças
deverão observá-la e descobrir o que foi retirado ou acrescentado. Vá
alternando as crianças até que todas participem da brincadeira.
Quarto Momento:
Por
fim, para que a integração continue ocorrendo, proponha uma brincadeira
em que as crianças terão que utilizar o toque, o cuidado e a
afetividade entre si. É a chamada brincadeira “O Urso”. A brincadeira é
simples, embora complexas são as motivações, justificativas e objetivos
da atividade. Você pode iniciar contando uma história de urso ou pode
contar a história após a brincadeira – Sugestão: “Cachinhos Dourados e
os Três Ursinhos”. Na brincadeira, dentro do objetivo supracitado, você
(professora) é o urso, que vai dormir na caverna e as crianças
previamente orientadas (quanto a não machucar o 'urso", não chutar, não
bater - a gente não acorda alguém com desrespeito, etc, etc) deverão
tentar acordá-la. O urso, grandalhão que é, não acorda de repente, mas
cada vez que vira pra cá e pra lá, aumenta o barulho do ronco. Até que
depois de uma sucessão de estímulos o urso acorda e tenta capturar
aqueles que ousaram despertá-lo da hibernação. Você pode definir com
eles que quem é pego vira urso em seguida, ou quem você pega é levado
para caverna. Neste caso, você tem a opção de deixá-los lá até o final
da brincadeira (para depois eles descreverem a caverna por exemplo) ou
poderá deixá-los ser 'salvos" pelos colegas no decorrer da
brincadeira.
2)
eleja bem o espaço de fuga, crianças podem se atropelar, converse sobre
isto também! Esta brincadeira é uma variação de outra homônima citada
por João Batista Freire no livro "Educação Física de Corpo
Inteiro". Nessa brincadeira a preocupação das crianças com os cuidados
para não machucar o "urso" dormindo começa com a orientação do
professor, porém na medida em que brincam, esses cuidados se tornam
autônomos entre as crianças.
Curiosidades “Cachinhos
dourados e os Três Ursos” é uma história muito popular no mundo
inteiro, teve sua origem no folclore europeu. Sua primeira versão
publicada, ocorreu em 1837 pelo poeta Robert Southey em seu livro “ Os
Doutores”. Nesta, os três ursos têm a casa invadida por uma senhora, e
não por Cachinhos Dourados. Desde então, a história ganhou inúmeras
versões,
Outra sugestão é a história “Uma Babá Para os Ursinhos”. No link Uma Babá Para os Ursinhos você pode assistir a uma dramatização dessa história, feita por professoras da Educação Infantil.
Jogo do “Morto ou vivo sonoro” – Trata-se de um jogo de percepção e
discriminação
auditiva dos sons graves e agudos. Os alunos devem agachar ao ouvirem o
som grave e ao identificar o som agudo, devem se levantar. Para
realizar este jogo, você pode utilizar qualquer instrumento musical
(dois triângulos de tamanhos diferentes, flauta de êmbolo ou piano);
Variações: palhaço-cone, latinha, mola.
Alfaletrando
Atividades para trabalhar classificação e Seriação
Estas
atividades foram sugeridas a partir das trocas efetuadas na atividade 1
do grupo 2 de matemática, partindo do entendimento de que classificação
se refere ao processo pelo qual se percebem semelhanças entre objetos e
se agrupam as que são parecidas enquanto a seriação se refere ao
processo pelo qual as coisas são comparadas e as diferenças são
ordenadas entre ela.
Caixa Surpresa
Não
faço com formas geométricas, pois os alunos 4/5 anos, ainda não dominam
a nomenclatura (quadrado, triângulo..). Coloco dentro da caixa outros
objetos para que eles me digam o que sentem ao tocá-los ai pergunto
sobre textura, espessura, tamanho, e eles os agrupam por semelhanças ou
diferenças.
Cachinhos Dourados
Com
esta história pode-se explorar a classificação por cor, tamanho e
forma. Apresentar as famílias dos três ursos com roupas em cores
diferentes com potes, cadeiras e cama na cor da roupa dos personagens.
As crianças pintam estes desenhos para fazer o jogo da memória. A
estrutura de seriação se dá quando a criança entende que o tamanho
médio é quem fica no meio do grande e do pequeno. Explicar que a mamãe é
menor que o pai, mas maior que o filho, portanto ela é intermediária
entre pequeno e grande. Após a contação da história e exploração de
tamanhos dos alunos um em relação ao outro (quem é pequeno, quem é
grande) depois em trio quem é o médio... Partir para o jogo da memória
do papai e da mamãe. Na rodinha embaralhar as famílias dos cinco
grupinhos aí ver como organizar as famílias, quais a diferenças e
semelhanças dos ursos, quantas famílias formam. Depois disso cada equipe
ganha um ursinho, portanto cada equipe será de uma cor. Então, jogar
para que cada ursinho encontre sua família. Todos os pais ficam
enfileirados juntos e as mães abaixo em outra fila. Cada grupo vira um
personagem por vez se for compatível à cor do seu ursinho fica com a mãe
ou o pai se não passa a vez.
Atenção ao Dado.
Utilizar
um dado grande com várias formas geométricas de diversos tamanhos. (uma
em cada face) A criança joga o dado, observa a cor, tamanho e formato,
pega uma peça igual (que está exposta no chão) e coloca em uma bandeja
(terá uma bandeja para cada classe) todos observam e discutem se confere
ou não. E assim sucessivamente, até todos terem participado.
Cachinhos Dourados e os Três Ursos.
Fazer
com os alunos a casinha dos três ursos de dobradura na qual eles também
façam os personagens e os objetos da casa (cadeira, cama e tigela) nos
tamanhos grande, médio e pequeno. Estabelecer relação entre eles, de
modo a compreender a noção de seriação.
Com Blocos Lógicos
Realizar
atividades com os blocos lógicos desenvolve os conceitos de
classificação e seriação, exemplos: separar os blocos por cor, por forma
ou tamanho, imitar uma seqüência montada pela professora, utilizando um
só atributo, solicitar da criança qual o segredo da seqüência (cor,
tamanho, espessura). Outra
brincadeira: Escolher peças que tenham atributos em comum e entre elas
coloca uma que seja diferente. Ex: uma peça azul pequena entre outras
azuis e grandes. As crianças deverão descobrir qual é a diferente.
Saco Surpresa
Colocar
uma música e passar um saco de tecido com elástico na ponta, cheio de
objetos variados, quando parar a música a criança que ficar com o saco
na mão pegará uma peça e falará as características desta. Se errar, pode
pagar prenda. A música recomeça e a brincadeira também.
Cada um no seu lugar
Uma
caixa de papelão bonitinha, (pode ser enfeitada pelas crianças) vire-a
com o fundo para cima e corte-a em 6 lugares, para encaixar 6 potes de
iogurte. Às vezes, colocar 6 tipos de tampinhas, às vezes 6 de botões,
às vezes misturar estes e outros e desafiá-los a organizarem. Lançar
várias perguntas e os deixar discutirem estabelecendo critérios,
observando, analisando: classificando.
*Blocos Lógicos:
Trabalhar
com os blocos em diferentes cores e expessuras, solicitando que
construam objetos com os blocos, registrem e após realizar uma atividade
de classificação, separando as peças por cor, expessura ou forma.
*Pode-se realizar uma atividade com folhas recolhidas pelo pátio da escola:
Solicitar
em pequeno passeio que as crianças recolham folhas de árvores caídas
pelo chão, em sala numa roda observaremos o que foi recolhido e após
podemos realizar uma atividade com textura, colocando as folhas embaixo
de uma folha de ofício e passando giz de cera, teremos o desenho da
folha, depois disto solicitar que em grupos separem as folhas por
tamanho, ou expessura.
A avaliação deverá ser contínua e diagnóstica, sendo considerado
satisfatório o desempenho do aluno que durante o processo de trabalho
desenvolva as atividades (leitura e escrita) e jogos demonstrando
interesse e concentração. É relevante ver os "erros" na escrita durante
a execução das atividades de produção textual como parte do processo de
construção de hipóteses.
Será observado as questões que surgem e as respostas encontradas pelos alunos.
Será observado as questões que surgem e as respostas encontradas pelos alunos.
Como as crianças estão interagindo entre si?
Está havendo respeito das diferenças?
As crianças se expressam com facilidade?
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998.
FERRAZ, Beatriz. Construindo competências para o planejamento de Projetos Didáticos e Sequências de Atividades na Educação Infantil. São Paulo, 2002 (mimeo).
“Não existe sucesso sem que nos preparemos para ele.”
“Desenvolver hábito de estudo é algo fundamental para o sucesso escolar.”
“Pesquisas mostram que as crianças de sucesso têm famílias atuantes nessa tarefa.”
Atividades criadas, copiadas e retiradas de livros e da internet
“Desenvolver hábito de estudo é algo fundamental para o sucesso escolar.”
“Pesquisas mostram que as crianças de sucesso têm famílias atuantes nessa tarefa.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário